sexta-feira, 3 de maio de 2013

Inclusão escolar – Por Laura Janayna

Muitos professores ainda não estão preparados para receber alunos com necessidades especiais na sala de aula, cabe a cada professor buscar orientações e suportes para poder receber e educar esses alunos que muito têm para ensinar.

A inclusão de estudantes com necessidades especias nas escolas regulares, representa um avanço histórico, com o objetivo de fazer com que a escola se torne aberta às diferenças, deve-se respeitar a diversidade e dar oportunidades à todos, pois as pessoas  tidas “normais” têm muito a aprender com esses alunos, que são mais que especias, são únicos,  com uma história de superação incrível que muitos não teriam a coragem de enfrentar. Deve-se acabar com o preconceito que começa desde casa quando os pais não confiam em mandar seus filhos para a escola, achando que eles não vão fazer nada, cada um aprende de um jeito, e tudo que ele aprender será um avanço pois eles são capazes de aprender sim.

Os professores são aliados da inclusão, quando têm informação e respeitam os direitos das crianças e jovens com deficiência. A escola não se resume a lápis e caneta, é um lugar de diversidade de aprendizado  onde vários recursos são utilizados para fazer o aluno progredir.

Ainda existe muito preconceito e falta de conhecimento das leis, muitos ainda estão fora da escola, o pouco preparo dos professores para atendê-los ou pouco apoio dado a esses profissionais fazem com que eles tenham medo de se envolver com esses alunos, e isso causa um bloqueio entre eles no qual torna impossível a relação entre ambos. Ao conhecer alguém com necessidades especiais não se deve perguntar: “O que posso fazer por ele?” Mas estar aberto ao que ele pode ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário