Muitos professores ainda não estão preparados para receber
alunos com necessidades especiais na sala de aula, cabe a cada professor buscar
orientações e suportes para poder receber e educar esses alunos que muito têm para
ensinar.
A inclusão de estudantes com necessidades especias nas
escolas regulares, representa um avanço histórico, com o objetivo de fazer com
que a escola se torne aberta às diferenças, deve-se respeitar a diversidade e
dar oportunidades à todos, pois as pessoas
tidas “normais” têm muito a aprender com esses alunos, que são mais que
especias, são únicos, com uma história de
superação incrível que muitos não teriam a coragem de enfrentar. Deve-se acabar
com o preconceito que começa desde casa quando os pais não confiam em mandar
seus filhos para a escola, achando que eles não vão fazer nada, cada um aprende
de um jeito, e tudo que ele aprender será um avanço pois eles são capazes de
aprender sim.
Os professores são aliados da inclusão, quando têm informação
e respeitam os direitos das crianças e jovens com deficiência. A escola não se
resume a lápis e caneta, é um lugar de diversidade de aprendizado onde vários recursos são utilizados para fazer
o aluno progredir.
Ainda existe muito preconceito e falta de conhecimento das
leis, muitos ainda estão fora da escola, o pouco preparo dos professores para
atendê-los ou pouco apoio dado a esses profissionais fazem com que eles tenham
medo de se envolver com esses alunos, e isso causa um bloqueio entre eles no qual
torna impossível a relação entre ambos. Ao conhecer alguém com necessidades
especiais não se deve perguntar: “O que posso fazer por ele?” Mas estar aberto
ao que ele pode ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário