terça-feira, 7 de maio de 2013

PSB tenta envolver Henrique Eduardo Alves


O PSB de Wilma quer jogar com o todo poderoso Henrique Eduardo Alves nas eleições do próximo ano.
Esta é a impressão que ficou da movimentação "protocolar" do PSB em torno do presidente da Câmara dos Deputados, no último final de semana. 
No sábado, Wilma de Faria aportou na casa do Henrique. Segundo ela, numa visita "protocolar", de vice-prefeita para o presidente da Câmara.
No domingo, foi a vez da dupla Iberê Ferreira e Tomba Farias. Nas duas conversas, o tema principal [alguém tem dúvida?] foi a eleição estadual.
A turma do PSB tinha três objetivos: primeiro, saber se Henrique Alves vai encarar a disputa para o governo - a pressão é grande para que ele seja, mas Henrique deseja manter o prestígio em Brasília.
Segundo, se o PMDB vai manter a aliança com o DEM, como Henrique demonstra nos discursos em eventos recentes.
Terceiro, se há possibilidade de jogo entre o PMDB e o PSB. 
Já registrei aqui no blog que Wilma de Faria foi aconselhada a procurar o deputado federal Henrique Eduardo Alves para propor um acordo: se Henrique ou Garibaldi for candidato ao governo, ela, candidatíssima, não será.
Caso nenhum dos dois concorra ao governo, a candidata do grupo seria ela.
Matreira e dando a maior pinta de candidata ao governo, Wilma de Faria foi sondar o terreno.
Não sei se foi direto ao ponto, mas deve ter iniciado o processo de aproximação com o deputado Henrique Eduardo Alves, com quem sempre teve abertura de diálogo.
O jogo duro para Wilma de Faria no PMDB é Garibaldi Filho. O ministro nunca engoliu a derrota em 2006, única mancha na sua trajetória política.
No acordão de 2008 para tentar eleger Fátima Bezerra à Prefeitura de Natal, quando PMDB se juntou ao PSB, PDT e ao PT, Garibaldi não escondia de ninguém o desconforto de estar aliado a Wilma naquela ocasião. E se depender dele, Wilma não terá vida fácil. Por uma questão de confiança. Garibaldi não confia em Wilma.
Henrique Eduardo Alves está sendo paparicado por todos neste momento [É natural que seja assim, afinal, o homem é presidente da Câmara dos Deputados]. E todos querem saber dele os planos para 2014.
Ter Henrique como aliado nas próximas eleições é o sonho de consumo de DEZ entre DEZ políticos do Estado na atualidade.
E se ele for candidato ao governo, poderá reunir em torno de si um amplo leque de apoios.
Eu já ouvi gente da política dizer o seguinte:
- Se Henrique for candidato [ao governo], Dilma Rousseff apoia. Garibaldi apoia. João Maia apoia. Wilma pode apoiar. Fátima Bezerra apoia. Carlos Eduardo Alves pode apoiar. Até Rosalba desiste da reeleição e apoia o deputado.
Desse jeito, só falta o apoio do Papa Francisco.

FONTE: PORTAL NO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário