sábado, 25 de maio de 2013

Cidade de Nísia Floresta agora tem Fórum Eleitoral


O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, participou na tarde desta sexta-feira (24) da inauguração do Cartório Eleitoral da 67ª Zona Eleitoral, em Nísia Floresta. De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador João Rebouças, a nova sede da Justiça Eleitoral (JE) no município é a concretização dos esforços para o aparelhamento e modernização da JE no Rio Grande do Norte, que vem centralizando suas atenções e investimentos no eleitor. O novo fórum tem uma área de 184,95 m² e está orçado em R$ 254 mil.

Presentes à solenidade, o decano do TJRN, desembargador Amaury Moura Sobrinho; o juiz da 67ª Zona Eleitoral, Henrique Baltazar; o juiz eleitoral Virgílio Paiva; a prefeita de Nísia Floresta, Camila Maciel; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta; a diretora do TRE, Andrea Toscano Campos; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Jorge Januário de Carvalho, além de secretários e vereadores de Nísia Floresta. A solenidade contou ainda com a participação das crianças do Grupo Sanfônico do Museu do Vaqueiro, sob regência de Wycliffe Gomes.

O desembargador João Rebouças, presidente do TRE, falou dos esforços empreendidos pelo Tribunal para tornar a Justiça Eleitoral cada vez mais segura, transparente, célere e eficiente, ressaltando que o objetivo maior é garantir que o voto seja livre e que deva ser conquistado, dentro do processo democrático e pelo exercício da cidadania. João Rebouças destacou o trabalho de implantação do voto biométrico no Rio Grande do Norte, cujo cadastramento da população já foi iniciado em 40 municípios. O sistema garante transparência e segurança ao processo de votação, praticamente eliminando o risco de fraudes sobre a identidade do votante. Ainda este ano, mais de 50% já estará cadastrada e a meta é chegar a 100% da população apta ao voto até 2018.

O juiz Henrique Baltazar celebrou a inauguração do Cartório Eleitoral como a consolidação de um serviço público voltado sobretudo para o cidadão, com o objetivo de assegurar o voto enquanto expressão maior da cidadania. “Torna-se físico um importante símbolo que é a Justiça Eleitoral”.

A prefeita do município, Camila Maciel, ressaltou os esforços empreendidos para a idealização e construção da nova sede, ressaltando que a melhoria das instalações beneficia não apenas os servidores e usuários do prédio, mas é uma celebração da cidadania, que se fortalece por meio da Justiça Eleitoral.

FONTE: TJ-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário