Os vereadores de São
José de Mipibu acompanharam em comitiva a na manhã de hoje a visita técnica do
engenheiro Flávio Moraes, do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT/RN), que avaliou as reivindicações dos parlamentares acerca
de melhorias na estrutura da BR 101 duplicada.
A
comitiva partiu do retorno para o município de Nísia Floresta. Naquelas
proximidades, indicaram a reconstrução de uma parada de ônibus que ali existia
e foi derrubada. A reconstrução, informou Moraes, dependerá de um estudo mais
detalhado devido à proximidade com o retorno construído na rodovia e com a
movimentada Rua Cônego Lustosa, conhecida como ladeira do P.A.
Outras paradas foram solicitadas no trecho
urbano da cidade, nas proximidades da comunidade de Areia Branca, do Posto da
Polícia Rodoviária Federal (PRF), do retorno para Monte Alegre, do antigo posto
Copacabana e da comunidade de Taborda, na fronteira com o município de
Parnamirim. Todos estes locais foram fotografados pelo técnico que disse ser
viável tecnicamente atender ao pleito.
Redutores de velocidade
também foram solicitados e devidamente justificados pelos vereadores
mipibuenses. Eles sugerem lombadas ou radares eletrônicos nas proximidades do
ginásio Arlindão, tanto na pista marginal, como na BR. Os equipamentos
também foram sugeridos para todo o trajeto das vias marginais, já que,
segundo os vereadores, o tráfego nessas vias é tão intenso quanto na rodovia,
provocando acidentes. Os redutores de velocidade também são viáveis, segundo o
técnico.
Outro problema
apresentado pelos vereadores é a pavimentação dos acessos à comunidade da Bica,
no Centro da cidade. A região, localizada no lado oposto ao ginásio Arlindão
ficou com os acessos prejudicados após a duplicação da BR. Nesse caso, também
será feito um estudo técnico mais elaborado para que estes acessos sejam
construídos.
PASSARELA
Duas passarelas,
sendo uma nas proximidades da Pousada do Macedo e outra nas imediações da
empresa Inesmol, foram solicitadas durante a vistoria com o engenheiro Flávio
Moraes. No entanto, ele explicou que falta espaço físico para que a
solicitação seja atendida de imediato.
Se houver espaço
para a construção sem a necessidade de desapropriações, as duas passarelas
seriam incluídas em uma licitação que está sendo realizada para a construção de
uma passarela em Parnamirim. Flávio Moraes deverá realizar um estudo para
encontrar soluções afim de agilizar esses procedimentos em Mipibu.
Aos vereadores
sugeriu que formalizassem a solicitação com dois abaixo-assinados, anexos, o
mais rápido possível. Dessa forma, dentro de um mês, o DNIT poderá responder se
vai ou não construir mais duas passarelas e justificar, caso a resposta seja
negativa.
Já as obras
complementares, como redutores de velocidades e paradas de ônibus no trecho
urbano, já poderão ser executadas nas próximas semanas.
A lombada construída
embaixo da passarela será retirada, a passagem pela mureta será fechada e
aumentada a barreira de proteção para evitar que as pessoas atravessem as
pistas sem utilizar a passarela.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
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