Coca-Cola, a maior fabricante de
refrigerantes do mundo, lançou uma campanha contra obesidade nos EUA. O
comercial de dois minutos será transmitido entre os principais programas da TV
do país. No início do vídeo, uma locutora começa: “Gostaríamos das pessoas
junto a nós em algo que preocupa a todos nós: a obesidade.”
No meio do filme, a fabricante afirma que
está lançando bebidas com menos calorias, como águas e sucos. E, inclusive,
cita o principal produto da casa: “Todas as calorias contam, não importa de
onde venham, incluindo a Coca-Cola e tudo com calorias. E se você comer e beber
mais calorias do que você queima, você ganhará peso.”
Analistas ouvidos pelos principais veículos
dos EUA afirmam que a empresa não quer que as pessoas parem de ingerir calorias.
A Coca-Cola quer que as pessoas não parem de comprar refrigerantes, já que
pesquisas apontam cada vez mais a bebida como um dos responsáveis pela
obesidade.
“A indústria de
refrigerante está sob pressão e por boa razão. Essa nova campanha é apenas um
exercício de controle de danos e não uma contribuição significativa contra a
obesidade”, afirma Michael F. Jacobson, do Centro para Ciência de Interesse
Público ao Los Angeles Times.
“Não é sobre mudar os
produtos, mas sobre confundir o público. Eles estão escondendo os reais efeitos
de beber muito refrigerante a fazendo parecer que balancear o consumo de
refrigerantes com o exercício é a única questão, quando há um monte de razões
para não consumir esses tipos de produtos”, afirma Michelle R. Simon, uma
advogada de saúde pública ao The
New York Times.
A
Coca-Cola, por outro lado, acredita que tem poder para ajudar seus consumidores
a lutar contra a obesidade: “Há uma conversa muito importante aqui sobre
obesidade, e nós queremos ser parte disso porque nosso consumidor nos diz que
quer que sejamos parte disso”, afirma Stuart Kronauge, gerente da empresa de
bebidas, ao NYT.
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