quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EMPREENDEDORISMO: Como encontrar o sócio ideal para sua empresa!


O primeiro passo é decidir se o sócio é necessário ou não. Levar adiante uma ideia sozinho é penoso, mas não impossível. Dependendo do seu modelo de negócio e seus recursos pessoais, existe a necessidade de compartilhar a gestão do seu empreendimento. É aí que encontramos um dos primeiros desafios das startups: como encontrar o sócio ideal? A meu ver, há quatro ingredientes indispensáveis.
1. Confiança
Sentir-se seguro com quem vai ser seu parceiro de negócios é fundamental. Quando esse clima já existe, é possível ir com velocidade máxima. Quando ainda tem que ser conquistado, a velocidade aumenta gradualmente.
2. Recursos
Dificilmente é possível ter todos os recursos necessários para empreender sozinho – sejam eles habilidades pessoais, capital ou rede de contatos. É importante escolher alguém que possa complementar para que, no final, o time esteja completo em todos os aspectos necessários.
3. Personalidade 
A sociedade é como um casamento. Você vai passar muito tempo com o seu sócio (certamente mais do que você passa com a namorada ou até mesmo com a esposa). Se a relação não for boa, o casamento não irá bem e sua vida será difícil. Se decidir separar, como em um casamento, custará caro e será doloroso. Assim, é vital que você e seu sócio tenham personalidades compatíveis.
4. Paixão 
Todos os sócios devem ter o mesmo nível de paixão pelo negócio. Uma startup requer o comprometimento integral de todos. Sem isso, o barco não anda e as desavenças proliferam. Para empreender é preciso que o time esteja fervendo e isso só ocorre com paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário