quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DUAS RÁDIOS NA MESMA FREQUÊNCIA É IGUAL A NENHUMA!


A 2ª FM da cidade vai operar na mesma frequência da Olho d`água FM, o resultado é que não será possível ouvir nenhuma das duas. Dado o fato da sobreposição de frequências na mesma região de cobertura, a cidade não ganhará uma nova FM, na verdade vai ficar sem nenhuma, os áudios das duas serão mutuamente anulados, interferências e espúrios ganharão a frequência de 87,9Mhz. A lei de rádios comunitárias foi feita para matar as próprias. A FM Mipibu poderia ter tentando um canal diferente, existem brechas para o canal em 87,7, além de que, será a mais prejudicada com o batimento, a nova FM ainda terá muito mais dificuldade em ser captada, pois será locada na borda urbana da cidade.

A tendência é que elas tenham entre 300 a 500 metros de raio com razoável recepção, após essa distância o ouvinte provavelmente vai tentar ouvir outra rádio que não tenha ruídos e sobreposição de áudio, como deve ficar o caos com compartilhamento de frequências, ou seja, só os vizinhos conseguirão ouvir com qualidade as duas FMs.

É como assistir a novela Carrocel e o Jornal Nacional no mesmo canal ao mesmo tempo, ou seja, áudio misturado, vídeo mesclado, chuvisco, perda de cores e muito ruído na tela, você assistiria?

Questões rápidas e diretas

Situação – Cidade com Fs de frequência compartilhada

- O ouvinte, morador próximo de uma das duas FMs, ouvirá com nitidez o som desta ? : R- Só se ele estiver a uma distância máxima de 500 metros da emissora.

-O ouvinte que more no Bairro Novo, ouvirá melhor qual das duas FM? :  R- naquela região a tendência é que nenhuma tenha áudio suportável
.
-A proximidade garante melhor áudio? : R- Se de uma FM “A” você se encontra distante 1km e da outra você esteja distante 4km, mesmo que aparentemente por está muito próximo da emissora A, você pense que esta será facilmente captada, esse é um grave engano, pois a distribuição do sinal é um cálculo logaritmo e não uma regra de 3 como o coletivo imagina ser, o que significa que seu rádio receptor, pouco vai diferenciar qual é o sinal a ser reproduzido, pois com um sinal chegando de 1km e outro chegando de 4km, o seu rádio receptor pouco notará que o próximo é o mais forte, o resultado é degradação dos dois nesta residência que pretendia ouvir a emissora mais próxima.

Seu rádio receptor considera os dois sinais fortes, pois a distância 4km não é algo suficientemente distante para permitir a hegemonia do sinal da que se encontra distante por apenas 1km.

-Qual é a solução?

R- Uma das emissoras deve buscar a frequência alternativa para este caso (a freq. 87,7Mhz) o mais rapidamente para acelerar a solução, pois se nada for alterado o problema certamente chegará.

-E as rádios comerciais? : R- As rádios comerciais estão protegidas do uso compartilhado, contam com uso exclusivo de freqüência, muitas vezes por mais 100km de garantia de exclusividade no canal.

FONTE: PAPO CLOSET

Nenhum comentário:

Postar um comentário