terça-feira, 28 de julho de 2015

Verônica solicita implantação da Guarda Municipal em São José de Mipibu


Os vereadores de São José de Mipibu estão discutindo em plenário a criação e instalação da Guarda Municipal da cidade, através de requerimento apresentado pela vereadora Verônica Senra (PMDB) na última sessão ordinária. A proposição se baseia na Lei Federal 13022/14 que estabeleceu normas, critério e prazos para que os municípios criem leis e decretos instituindo suas respectivas Guardas Municipais.

"É mais que notória a importância dos municípios no contexto da segurança pública e nossa cidade não pode ficar à margem desse processo", diz a parlamentar. Contudo, ela contou que pesquisou se na cidade já não existia uma lei instituindo a Guarda, uma vez que no último concurso público foram abertas vagas para o cargo. "Não encontrei em lugar nenhum uma lei regulamentando. Isso quer dizer que pessoas passaram num concurso e foram convocadas para uma função que não existe", alertou. "Por isso se faz necessária a criação desta lei, até mesmo porque o município está dentro da Região Metropolitana, está crescendo e necessita de medidas contra a insegurança que também cresce".

O requerimento apresentado por Verônica não obriga o município a criar a Guarda Municipal, uma vez que gera despesas à municipalidade em gastos com pessoal, o que seria um ato inconstitucional por parte da vereadora. Cabe ao chefe do Executivo realizar os estudos e a viabilidade da implantação da Guarda. O Ministério da Justiça, relembra a vereadora, disponibiliza recursos para a criação das Guardas Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário