sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governo assina convênio de 4 milhões com associações


Quarenta e uma associações dos dez territórios do Rio Grande do Norte foram selecionadas, através do Edital de Bandas Filarmônicas para a Juventude para receberem investimentos de aproximadamente R$ 90 (Noventa Mil Reais), para aquisição de 75 instrumentos musicais, incluindo materiais de consumo e acessórios, computadores e impressoras, além do apoio de um maestro por 04 meses e a formação técnica sistemática para beneficiários e gestores. A assinatura dos convênios será no dia 21 (terça-feira), às 9h, na Escola do Governo.

Os recursos destinados para estes investimentos são do Governo do Estado do RN, através do RN Sustentável, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e das Finanças. Esta é uma ação desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, com apoio da Fundação José Augusto.


O valor total do investimento é na ordem de R$: 4.081.121,06 (Quatro Milhões, Oitenta e um mil, Cento e vinte e um reais e Seis centavos), com o benefício direto para 2.237 jovens residentes no interior do Estado.


As prefeituras municipais terão um papel importante e fundamental nesse processo. Durante a assinatura dos convênios com as associações serão assinados termos de cooperação entre as prefeituras envolvidas e o Governo do Estado, com a finalidade de assegurar recursos para a continuidade da banda após o investimento inicial aportado pelo Governo. Este termo consiste na garantia do pagamento do regente/maestro, bem como do custeio para manutenção dos instrumentos durante toda a vida útil da banda filarmônica. Além disso, muitas prefeituras disponibilizarão espaço adequado para os ensaios e para a guarda dos instrumentos, assumindo a contrapartida de 10% dos recursos para que as associações se tornem aptas a assinarem o convênio. 


“O empenho em favor da evolução social, econômica e cultural de uma população jovem, em sua grande maioria carente, merece a colaboração de todos. Aprender e se dedicar à música estimula o raciocínio lógico, a memória e as atividades intelectuais nos nossos jovens”, diz Julliane Faria, secretária da SETHAS. 


Para capacitar e apoiar todo o processo de implantação das 41 bandas filarmônicas foi contratada a Associação Musical e Cultural do RN – AMUSIC, Associação Musical de Cruzeta, com a coordenação do maestro Humberto Dantas, Bembém. A AMUSIC tem a função de orientar as associações na aquisição dos instrumentos, formação dos regentes/maestros, formação dos alunos/beneficiários, organização de eventos para apresentação das bandas filarmônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário