domingo, 15 de setembro de 2013

O amor não tem sexo - Por Cláudio Oliveira

Como estão vivendo a ex-freira Fran Moura e a vendedora Janaína depois que se casaram há pouco mais de uma semana?

Felizes, mas ainda contidas em demonstrar em público o afeto que sentem uma pela outra depois da cerimônia de casamento ocorrida há pouco mais de uma semana, quando a professora e ex-freira Francineide Moura, 43, e a vendedora Lúcia Janaína, 35, oficializaram sua união civil. O evento provavelmente fixou um marco na crônica social da cidade de São José de Mipibu, região metropolitana de Natal, onde o casal reside, mas ao que parece não encerra os desafios a serem vencidos ainda no presente.

A lua de mel não aconteceu como previsto. Precisou ser adiada devido a um problema de saúde de Francineide, conhecida como Fran Moura. Fran espera o resultado dos exames de tomografia e ressonância magnética que realizou para receber um diagnóstico preciso do mal que pode estar lhe acometendo. Mas, enquanto isso, vive o momento que considera mágico em sua vida ao lado da mulher Janaína.

Sim, elas foram declaradas mulher e mulher na sexta-feira, 6, em cerimônia realizada no 2º Ofício de Notas da cidade em que residem. A frase parece estranha, mas esta pode ser a primeira de inúmeras vezes que será oficialmente proferida. O casamento ganhou repercussão em veículos de comunicação do estado e do país, sendo noticiado até em sites de agências de notícias internacionais. Fran e Janaína dizem que vivem uma fase de felicidade, segurança e liberdade; quer dizer, nem tanta liberdade assim.

Beijos, abraços e mãos dadas são evitados em público. Elas até arriscam demonstrar esse comportamento a pedido do fotógrafo para ilustrar a reportagem, mas normalmente não são vistas assim. “A gente precisa estar se policiando. É algo que ainda choca as pessoas. Quando estamos andando na rua e sem querer tocamos na mão uma da outra, imediatamente soltamos”, conta Fran Moura.

“Filha”. Esse é o termo carinhoso pelo qual se tratam. Na intimidade do lar, na companhia de amigos próximos e de familiares se chamam de “amor”. A mulher de Fran relata que acontecem lapsos e em locais públicos se flagram chamando uma a outra de “amor” ou trocando carícias. “Mas é algo automático. Na mesma hora paramos até porque ainda é constrangedor sentir como as pessoas reagem”, relata Janaína.

As pessoas se mostram surpresas, mas, segundo contam, nada que possa ser considerado agressivo. Fran Moura, além de professora de uma turma de 3º ano do ensino fundamental numa escola pública do município, é uma conhecida e polêmica blogueira na cidade. Tem personalidade forte e costuma desafiar pessoas e denunciar situações que considera injustas. “Eu defendo o que é certo e tenho postura firme. Talvez, por isso, as pessoas respeitem minha opção e por isso não enfrentei resistência”, conta.

Na escola, diz, também não enfrentou preconceito por parte dos pais dos alunos ou colegas de trabalho. Diz que alguns pais até a parabenizaram pelo casamento. “Ao invés de perder, ganhei amigos. As pessoas estão mais abertas, mas sei que o preconceito ainda é grande”.

Sem a lua de mel, que seria em São Miguel do Gostoso, litoral Norte do Estado, Fran e Janaína viveram uma semana pós-casamento normal, sem mudanças na rotina. Elas já conviviam juntas há quatro meses.

FONTE: NOVO JORNAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário