Mesmo sendo considerada a maior do Rio Grande do Norte, a Lagoa do Bonfim está respirando através de aparelhos, pelo menos foi o que nos relatou um cidadão que reside na região. Localizada em Nísia Floresta, a Lagoa do Bonfim fornece água para o Sistema Adutor Agreste-Trairi-Potengi. Com mais de 300 km, o sistema supri as necessidades de uma população de aproximadamente 220 mil pessoas.
Na última terça-feira, 17 de fevereiro, em virtude das festividades carnavalescas, estivemos visitando a lagoa, que também é um importante polo turístico da região. Na ocasião, imediatamente nos chamou a atenção o nível da água, que a cada dia diminui assustadoramente.
Recentemente estamos acompanhando a crise hídrica que se instalou, principalmente na região sudeste do Brasil. Dentre tantos pontos que podemos questionar para que a situação possa ter atingido grau, devemos destacar o uso inconsciente por parte da população. O racionamento é inevitável, mas, cabe àqueles que ainda não foram atingidos pela falta d'água, realizarem ações que realmente possam surtir efeitos para as futuras gerações.
Aos governantes, esperamos que criem meios e alternativas que possam salvar a nossa Lagoa do Bonfim, caso contrário, sem querer ser pessimista, acredito que, em poucas décadas, literalmente a lagoa desaparecerá do mapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário