Se depender do esforço integrado do
Ministério do Turismo, forrozeiros, gestores e parlamentares, o vai e vem do
fole da sanfona vai embalar a economia do São João Brasil afora. O ministro
Henrique Eduardo Alves firmou compromisso de buscar recursos para apoiar o
evento, pesquisar e medir o impacto econômico e ajudar na divulgação dos
festejos juninos nos mercados nacional e internacional.
“Vou conversar com o prefeito do Rio
(de Janeiro), Eduardo Paes, para usarmos a Olimpíada para mostrar ao mundo o
nosso São João”, afirmou Henrique Eduardo Alves. A ideia é levar atrações
típicas das festas juninas para a Casa Brasil, um espaço para promover o país
numa das áreas mais movimentadas dos jogos olímpicos. “Estamos falando de uma
manifestação cultural que tem muito potencial para atrair os estrangeiros”,
completou.
O ministro ainda firmou compromisso
de articular junto ao governo a liberação da emenda da Comissão de Turismo da
Câmara dos Deputados, no valor de R$ 13 milhões, para apoio às festas de São
João e sugerir que seja realizada uma sessão do Congresso Nacional sobre o
tema. Para chamar a atenção da população brasileira, da mídia e de possíveis
patrocinadores, Henrique Eduardo Alves vai promover uma festa de São João com
atrações de diversos estados em maio em Brasília. “Precisamos estar unidos,
trabalhar juntos, governo, parlamentares e artistas para fortalecer esta
importante manifestação cultural do país”, destacou.
Henrique Eduardo Alves destacou a
festa como atração para interiorizar o turismo. Ele ressaltou que o São João é
uma forma de diversificar a oferta turística brasileira. “O turismo não pode
ser uma atividade apenas do litoral. O Brasil tem um interior rico em cultura e
precisamos valorizá-lo”, afirmou.
A audiência contou com a presença de
gestores e diversos parlamentares que firmaram o compromisso de reforçar o
orçamento do Ministério do Turismo nos próximos anos por meio de emendas ao
Orçamento da União para apoiar o São João. Entre os artistas presentes, estavam
Adelmário Coelho, Santana o Cantador, Genival Lacerda e Leo, do Estaca Zero.
Exemplo - O ex-secretário
de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, responsável pela articulação entre
cantores, parlamentares e o MTur, ressaltou o aspecto econômico da festa. “O
movimento do comércio registrado no São João na Bahia só perde para o Natal. É
maior que o dia das mães, por exemplo”, afirmou. Ele lembrou que, apesar da comemoração
ser mais forte no Nordeste, todo o Brasil comemora o São João. “É uma festa
capaz de unificar o país”, afirmou. De acordo com Leonelli, eram vendidos 12
mil pacotes de viagem para a Bahia em 2008 por uma única agência de viagem.
Depois de um trabalho estruturado para promover o São João, foram vendidos 40
mil pacotes em 2012.
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