sábado, 5 de setembro de 2015

Único candidato a prefeito de Direita, Rogério Marinho quer surpreender nas eleições


Deputado federal eleito em 2014 com 35.977 votos (o sexto mais votado de todo no estado e o mais votado em Natal), Rogério Marinho (PSDB) é hoje o único pré-candidato a prefeito de Natal assumidamente “de Direita”. O que em alguns lugares e em algumas eleições pode significar uma desvantagem, em Natal em 2016 poderá ser uma vantagens das maiores para Rogério.

Analisemos os seus adversários: o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que tentará reeleição, é considerado um político de centro, e até mesmo distante de paixões ideológicas. Terão, ele e Rogério, por outro lado, dois adversários explicitamente “de Esquerda”: o deputado Fernando Mineiro (PT) e o professor Robério Paulino (PSOL). Existe ainda a possibilidade de o PSTU lançar um nome à Prefeitura. Neste caso, o da vereadora Amanda Gurgel, o que colocaria três esquerdistas na disputa em Natal.

Outras possibilidades remotas, como Luiz Almir (PV) e Rafael Motta (PROS), não contêm espectro ideológico e mantêm-se politicamente pelas forças do carisma próprio ou pelo nome de família.

Sobraria para Rogério o palanque inteiro do “antipetismo” e da “oposição ao que está aí”, discursos que tem ressonância e potencial eleitoral. Uma guinada considerável, já que Rogério iniciou a vida pública no PSB e ligado a Wilma de Faria, que tem uma ligação histórica com a Esquerda, apesar dos trancos e barrancos da relação.

Rogério seria beneficiado, como foi na eleição de 2014, pela coerência. Apoiou Aécio em 2014 sem a timidez constrangida que os Alves apoiam este ou aquele e mantém críticas constantes ao Governo Dilma e ao PT, papel que se espera de quem é da Direita.

Aos poucos, vem conquistando o espaço de oposição ao PT potiguar que era do senador José Agripino (DEM), vitimado pela denúncia de que teria recebido propina e pelo desgaste do seu partido.

Ser o candidato das bandeiras conservadoras pode trazer dividendos eleitorais para Rogério, principalmente se o Governo Dilma estiver desgastado na campanha de 2016. Uma circunstância que faz Rogério sonhar mais alto que a 4ª colocação do pleito municipal de 2012, onde obteve 38.575, ficando na 4ª colocação do pleito.

Por: Cefas Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário