sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Vereadores recebem garantias do DNIT sobre obras na BR 101, em São José de Mipibu

O Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte, Walter Fernandes, garantiu na manhã de hoje aos vereadores de São José de Mipibu a construção de duas novas passarelas no trecho da BR 101 que corta a cidade, além da instalação de redutores de velocidade nas marginais e ainda anunciou a intenção de uma parceria com o Município para instalar toda a iluminação na via.
Os vereadores Magna Barreto (PR) e Jota Veras (PROS) acompanharam o superintendente e sua equipe em nova vistoria pela rodovia para demarcar e medir os espaços para a construção das novas passarelas. "Uma ficará próxima à parada do Bairro Novo nas imediações da fábrica Inesmol. É um local movimentado e com escolas próximas. Precisamos beneficiar o maior número de pessoas", explica Magna.
A segunda passarela já está confirmada, mas precisam ser analisados dois locais. Um é próximo à entrada do loteamento Vila Maria também no Bairro Novo. O outro é próximo à indústria Coco&Cia. "Entre as providências temos a construção de duas passarelas e só falta a definição de uma e a questão do que pode ser desapropriado. Também tomaremos providências quanto a velocidade dos motoristas nas marginais", diz Walter Fernandes.
O excesso de velocidade põe em risco os pedestres que caminham nas marginais. "Os motoristas usam as marginais para não passarem pelo semáforo e pelo redutor de velocidade. Nós vereadores solicitamos que sejam instalados redutores de velocidade para evitar acidentes", explica o vereador Jota Veras. O superintendente diz que o DNIT não tem recursos para, de imediato, instalar barreiras eletrônicas, mas vai agilizar construindo lombadas convencionais.
Junto ao prefeito Arlindo Dantas, que também acompanhou a comitiva, Fernandes disse que pretende firmar um acordo com a prefeitura de forma que o DNIT instale toda a iluminação e paisagismo da via, desde que o Município se responsabilize pela manutenção. Outra ação será o asfalto do pátio da rodoviária.
Para evitar novos alagamentos na região próxima à BR, o prefeito cobrou ao DNIT providências quanto à lagoa de captação da localidade do Quebra Fuzil que recebe águas pluviais da BR 101 e de outras regiões. "Vamos apresentar uma proposta de aumentar a lagoa para melhorar a capacidade de absorção de drenagem das águas", diz o superintendente. No primeiro semestre de 2014, segundo Walter Fernandes, todas estas ações deverão ser iniciadas ou estar em processo licitatório, no caso das passarelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário