segunda-feira, 7 de março de 2016

Programação do mês da mulher será lançada nesta terça-feira (08)


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RN realiza nesta terça-feira (08), o lançamento da programação de atividades que será desenvolvida ao longo do mês de março, com ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A programação incluirá seminários, palestras em órgãos estaduais, uma exposição que irá homenagear a luta das mulheres e a entrega do Prêmio ‘FAPERN Mulher Pesquisadora’.

Além dessas ações será apresentada a campanha de enfrentamento à violência. Segundo o estudo Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o RN ocupa a 16ª posição em índice de violência contra as mulheres no Brasil e de acordo com os dados do Ligue 180, é o estado do nordeste que menos denuncia essa violência. A proteção da mulher contra a violência conta com dois eixos importantes. Um deles, essencial para que providências sejam tomadas, é a denúncia.

As ações desenvolvidas envolvem as mulheres não somente na questão da violência, mas também, na autonomia econômica, educação, pesquisa cientifica e cultura. “O 8 de março, Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar, mas especialmente para refletir em torno das conquistas alcançadas pelas mulheres e, sobretudo, do que elas ainda têm por conquistar”, ressalta Teresa Freire, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do RN.

Prêmio Mulher Pesquisadora – Instituído em 2009, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), o Prêmio ‘FAPERN Mulher Pesquisadora’ busca reconhecer e premiar a atuação das mulheres na área da ciência. A premiação, que acontece a cada dois anos e já esta na sua 4ª edição, e busca dar notoriedade às pesquisadoras, cujas investigações estejam voltadas para os interesses do Rio Grande do Norte, seja de natureza científica ou tecnológica, pura ou aplicada deve gerar contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Estado, com reconhecido mérito em suas áreas de pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário