A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) é a propositora da Sessão Solene em homenagem a três grupos de apoio às mulheres com câncer de mama que atuam em Natal. A sessão acontecerá nesta quinta-feira (22), às 9h, no plenário Clóvis Motta, da Assembleia Legislativa. Serão homenageados pela atuação, 10 voluntárias e fundadoras do Grupo Reviver, Grupo Despertar e da Rede Feminina Contra o Câncer.
“É importante reconhecer o trabalho realizado por esses três grupos. Eles têm sido fundamentais na prevenção, apoio, orientação e acolhimento de centenas de mulheres que estão na batalha contra o câncer de mama. Além disso, todo trabalho realizado por esses grupos é voluntário e as mulheres envolvidas já venceram ou estão em tratamento contra a doença”, justifica Cristiane Dantas.
A sessão Solene em homenagem aos grupos de apoio às mulheres com câncer de mama acontece dentro das ações de prevenção da campanha “Outubro Rosa”, de prevenção a esse tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil.
No mesmo dia, além da homenagem, será realizada a exposição fotográfica “Mulheres de Peito: um novo retrato”, da fotógrafa Kalina Veloso, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Em 10 fotografias, a exposição retrata a beleza de oito mulheres diagnosticadas com câncer. Elas passaram pela quimioterapia e a retirada da mama (mastectomia) foi inevitável. Mas, em meio à luta, tornaram-se exemplos de superação e fizeram de uma história em preto e branco, um novo retrato.
Sobre os grupos
Com 22 anos de fundação, o Grupo Despertar é uma iniciativa voluntária com o propósito de apoiar e levar alento à mulher com câncer de mama, por meio da orientação e humanização da terapia. O Grupo é formado por 65 voluntárias que se dividem em várias atividades, como reuniões, palestras educativas e acompanhamentos pré e pós-cirúrgico.
A Rede Feminina Contra o Câncer, da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, é responsável pela administração da Casa de Apoio Irmã Gabriela, ponto de acolhimento de pacientes carentes do interior. O grupo também realiza um importante trabalho de conscientização, fazendo visitas a bairros carentes e promovendo palestras educativas, entre outras ações que mobilizam toda a sociedade.
Fundado há dois anos por 12 voluntárias, o Grupo Reviver tem como objetivo auxiliar na detecção precoce do câncer, em mulheres com dificuldades de acesso aos exames preventivos. Por meio de doações, o Grupo Reviver adquiriu uma Unidade Móvel para a realização de mamografias. O veículo é itinerante nas comunidades carentes, ofertando exames gratuitos para todas as mulheres. A Assembleia Legislativa assinou um convênio que permitirá, até o fim deste mês, a realização de 1.700 mamografias em Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário