quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Eu convivi com ele - Por Roberto Cajuá

Antônio Barros nasceu em 8/12/1914 em Tibau do sul RN, batizou-se em 12 de março de 1915, na capela de Tibau do sul pelo Pe. Moisés Ferreira do Nascimento.

Ingressou no seminário de são Pedro aos 6 de janeiro de 1932. Cursou filosofia e teologia no seminário da prainha em fortaleza CE. Ordenou-se em 26 de outubro de 1941, por DOM Marcolino Esmeraldo de Sousa Dantas.

Exerceu o seu ministério sacerdotal em nova cruz, Canguaretama, Pedro velho e São Rafael e em 1947 foi nomeado vigário inamovível da paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, de São José de Mipibu onde permaneceu até o fim de sua vida.

Encarregado da paróquia de nossa Senhora do ó em Nísia Floresta por várias vezes, cônego honorário do cabido da Paraíba aos 13 de julho de 1959. Em 31 de julho de 1971 Recebeu o título de Monsenhor capelão do santo padre papa Paulo VI.

Monsenhor Barros foi um dos homens mais inteligentes que conheci, pela sua firmeza, sinceridade, idealismo, companheiro, humanitário, realista, altruísta, e acima de tudo homem de fé em Deus!

Durante sua trajetória em S. José Mipibu deixou um legado onde nem outro teve capacidade de fazer.

Preocupava-se com a educação dos nossos jovens e fundou o instituto pio XII para que os jovens pudessem ser educados intelectualmente. Construiu o abrigo Anísia Pessoa Teixeira para que os nossos velhinhos tivessem um lugar para descansarem, quando viu que nossos jovens não tinha lugar para se divertir construiu uma quadra de esportes, esta, aliás, por muitos anos foi o maior centro de esportes de são José de Mipibu.

Construiu também o centro social e pastoral além de sempre manter a igreja matriz como símbolo da realeza religiosa da cidade.

Por onde passou deixou desenhado sua presença no coração das pessoas que com ele viveu. Na sua época tomou conta de mais de trinta capelas sempre com o sorriso no rosto levando assim a mensagem do evangelho a todo que o procurava.

Tive a oportunidade de conviver com este homem mais de dez anos da minha vida e o que tenho a dizer é muito obrigado por tudo que fizeste por Mipibu e especialmente, por tudo que me ensinaste e ensinou a tantos outros jovens mipibuenses.

Como seria bom que os nossos representantes se espelhassem neste homem, Antônio Barros.

Obrigado Monsenhor Barros por ter existido. Tu és sacerdote para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário