quarta-feira, 14 de novembro de 2012

FILHOTE DE BALEIA ENCALHA NA PRAIA DE CAMURUPIM

Um filhote de Megaptera novaeangliae, nome científico da baleia da espécie jubarte, encalhou nesta semana em um trecho da praia de Camurupim, localizada no litoral de Nísia Floresta. O mamífero marinho, de cerca de 3,5m, foi encontrado já sem vida com parte do cordão umbilical e em estado de decomposição, apresentando mordidas ao largo do corpo, provavelmente oriundas de um ataque de tubarão.
Segundo Maurizélia de Brito Silva, que há 22 anos trabalha no Reserva Biológica do Atol das Rocas/ICMBio/MMA e tem sido responsável por inúmeros projetos sobre mamíferos marinhos no Rio Grande do Norte; este é o terceiro caso de encalhe de animal morto no Estado.
“Aqui em nossa costa o número de indivíduos avistados vem aumentando ao longo dos anos e com o aumento da população a probabilidade de animais encalharem na costa é alta. Muitos animais já chegam mortos e, se vivos, chegam muitas vezes doentes ou fracos e não resistem. É o terceiro caso de encalhe de animal morto na costa do RN, sendo dois no litoral norte e esse, da praia de Camurupim, no litoral Sul”, disse Maurizélia. 

Os moradores da comunidade pedem a Prefeitura Municipal que providencie uma escavadeira para que seja possível cavar-se um buraco para enterra o animal, pois, pelo fato de está em decomposição, ele exala forte fedentina que poderá impedir que os banhistas frequentem o local. Além do mal cheiro, o contato com a gordura, sangue, e pedaços de carne ou ossos da baleia pode causar doenças.
Entretanto, no momento que o animal for enterrado, é preciso a presença de um ambientalista para marcar o ponto, já que deve-se retirar os ossos meses depois, para servirem como instrumento de estudos.
FONTE: NÍSIA DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário