sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves está entre os melhores do Brasil


O Rio Grande do Norte apareceu em destaque na pesquisa de satisfação dos passageiros da Secretaria de Aviação Civil. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante/Natal manteve a primeira posição no segmento de aeroportos que movimentam anualmente até 5 milhões de passageiros. Curitiba ficou em 1º lugar entre aqueles que recebem de 5 a 15 milhões de pessoas e, acima de 15 milhões de passageiros, Guarulhos (SP) é o 1º colocado. No índice geral de satisfação, o aeroporto de Natal é o 5º do país. Pela ordem de satisfação dos passageiros vem Curitiba em 1º lugar e Campinas em 2º. Guarulhos é o 3º, e Recife fica na 4ª posição.

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves alcançou a média 4,38, mantendo o patamar do trimestre anterior (4,39) e batendo a meta igual ou acima de 4 pontos estabelecida pelo governo federal aos 15 aeroportos integrantes da pesquisa. O relatório da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República foi divulgado nesta quinta-feira (28), em Brasília.

A disponibilidade de meio-fio no aeroporto de Natal – item que leva em consideração o congestionamento de veículos no embarque e desembarque – é a mais bem avaliada do Brasil, com média 4,72. O RN também aparece em primeiro lugar entre os terminais pesquisados nos indicadores: facilidade de encontrar o caminho do aeroporto (4,76); conforto na sala de embarque (4,65); e tempo de fila no guichê (4,67). Em segundo lugar, nos quesitos cordialidade dos funcionários da inspeção de segurança (4,70) e dos funcionários do aeroporto (4,75); disponibilidade de sanitários (4,47) e de assentos na sala de embarque (4,64); sensação de proteção e segurança (4,61); e limpeza geral do aeroporto (4,65).

Dos 47 itens avaliados pelos passageiros, o aeroporto de Natal tem 35 serviços apontados como bons com pontuação a partir de 4. Os demais serviços, sete deles tiveram nota regular, a partir de 3 pontos; e outros cinco foram considerados ruins, abaixo de 3 pontos. Os itens com baixa avaliação dos usuários do aeroporto estão relacionados a alfândega, imigração, cambio, bancos e atividades comerciais como lojas, bares, restaurantes e lanchonetes, inclusive os preços praticados, principalmente do estacionamento.

“O levantamento serve de base para gestores públicos e concessionárias aprimorarem os serviços oferecidos para os milhões de passageiros. A melhoria constatada na série histórica indica que estamos no caminho certo e o Aeroporto Governador Aluízio Alves serve de exemplo”, comentou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

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