Uma perícia apontou que as duas turbinas do jato Cessna Citation estavam
em perfeitas condições no momento em que a aeronave caiu, no dia 13 deste mês,
em Santos.
No acidente, morreram o presidenciável Eduardo Campos, quatro assessores
dele e os dois pilotos do avião.
Em um teste na oficina da Pratt & Whitney na terça e na
quarta-feira, a fabricante do motor, constatou-se que não havia sinais de
pássaros nas turbinas ou de colisão com qualquer equipamento.
Essas possibilidades chegaram a ser investigadas para apurar as razões
pelas quais o avião caiu.
A presença de pássaros nas turbinas, por exemplo, faria o motor perder
potência; ainda assim, seria preciso que aves atingissem as duas turbinas para
colocar o avião em risco real de queda.
Aconteceu com um Airbus A320 da US Airways atingido por pássaros logo
depois de decolar de La Guardia (Nova York), em 15 de janeiro de 2009. Sem
potência nos dois motores, o avião pousou no rio Hudson, graças à perícia do
piloto, e ninguém se feriu.
Outra constatação dos peritos foi que não havia sinal de fogo nos
motores. No dia do acidente, testemunhas disseram ter visto uma "bola de
fogo" no ar.
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