quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Vereadores discutem situação do cemitério público


Alvo de reclamações há mais de dez anos, o cemitério público de São José de Mipibu que encontra-se superlotado, continua sendo discutido pelos vereadores  da cidade na Câmara Municipal. Em sessão, os parlamentares vêm expondo as condições do cemitério e apontam que já há respostas positivas do Executivo para a construção de um novo.

O vereador Alexandre Eloi (PSD) enfatizou que se trata de um tema preocupante e que não é de hoje que se discute a necessidade de um novo cemitério na cidade. "Sempre tem sido solicitado na Câmara. Às vezes quando vou visitar o túmulo da avó me deparo com sujeira e a falta a estruturação", disse. De fato, a Câmara registra desde as legislaturas passadas as solicitações sobre o assunto. Em 2012, a vereadora Carla Simone (PSD) já solicitava com o requerimento nº 12, a limpeza e manutenção do cemitério.

Em 2013 o requerimento 183 do vereador Jota Veras (PROS) pedia a construção de um novo cemitério, além disso, a superlotação foi assunto de diversos pronunciamentos nos últimos anos. A vereadora Verônica Senra (PMDB) e o vereador Márcio Freire (PROS) dizem que nos contatos que fizeram com o Executivo, foi confirmado que já existe um terreno doado com projeto em elaboração para a construção de um novo local para abrigar os mipibuenses que morrem.

E não é apenas o cemitério do centro da cidade que é lembrado na casa. A própria Verônica Senra solicitou com os requerimentos nº 08, neste ano; e nº 13 em 2013, serviços de ampliação e reforma no cemitério público do povoado do Arenã, na zona rural. O requerimento nº 65, do ano passado, de autoria de Márcio Freire pedia o mesmo.

Neste ano, para o cemitério do Mendes, também na zona Rural, Magna Barreto (PR) apresentou requerimento nº 26 reiterando requerimento 150 de 2013 pedindo ampliação dos cemitérios do Mendes e Laranjeiras do Abdias. Já Cida do Paredão pediu por duas vezes, em 2014 (req 161) e em 2013 (req 420) que a prefeitura adquirisse terreno adjacente ao cemitério do Mendes para ampliá-lo. O mesmo pedido que Carla Simone tinha feito em 2012 (Req 233) e em 2011 (Req 62).

Nenhum comentário:

Postar um comentário