O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), assinou na tarde desta terça-feira (4), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), elaborado pelo Ministério Público, que oficializa a relação legal entre o Estado e a Entidade das Casas do Estudante, masculina e feminina, de Natal. A discussão, que levou à assinatura do TAC, foi levantada em uma audiência pública promovida pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), realizada no dia 19 de junho.
Na época, durante a audiência pública, os representantes das quatro Casas do Estudante existentes no Rio Grande do Norte apresentaram os principais problemas enfrentados pelas entidades no que diz respeito à infraestrutura dos prédios, alimentação, segurança e regularização jurídica. Posteriormente, no dia 25 de junho, a deputada convocou uma reunião em seu gabinete que reuniu a representação dos estudantes, Ministério Público, OAB/RN e Sethas. Na reunião, foram definidos os detalhes do TAC que veio a ser assinado nesta terça-feira.
A deputada Cristiane Dantas, que intermediou o diálogo entre o Governo do Estado e os estudantes, comemorou a assinatura do TAC. “É com muita satisfação que vejo concretizada, por meio da atuação do nosso mandato, a reivindicação dos estudantes que moram nessas casas. Levantamos o debate com muito critério, ouvindo as partes e encaminhando as sugestões viáveis para ambos os lados. Agora, os estudantes têm a segurança jurídica de contar com o apoio do Estado na manutenção das Casas em Natal”, disse Cristiane Dantas.
O Termo de Ajustamento de Conduta, elaborado pelo Ministério Público, que oficializa o fornecimento pela Sethas, do café da manhã e almoço, material de limpeza, um auxiliar de serviços gerais, porteiro para exercer o controle de entrada e saída de pessoas, além da manutenção das sedes, promovendo as reformas necessárias nas unidades.
O TAC foi assinado pela secretária da Sethas, Julianne Faria, pelo promotor de Justiça, Jann Polacek Melo Cardoso, e pelos presidentes das Casas masculina e feminina, Jorge Danilo da Silva e Rafaela Carla Rocha, respectivamente. De acordo com a deputada Cristiane Dantas, a intenção agora é batalhar para que mais dois TAC’s semelhantes sejam assinados, para beneficiar as Casas do Estudante de Caicó e Mossoró.
“Ainda é preciso atender as necessidades das Casas de Caicó e Mossoró que enfrentam dificuldades semelhantes às de Natal. Também serei parceira desse processo junto ao Ministério Público e da Sethas. É importante destacar a sensibilidade do Governo em atender a essa demanda urgente dos estudantes”, finalizou a deputada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário