quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Obras de Saneamento é tema de Audiência Pública em São José de Mipibu

Os vereadores de São José de Mipibu discutiram na manhã da quarta-feira, 30, a paralisação das obras de saneamento básico do município, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, a partir da proposição da vereadora Verônica Senra (PMDB).

A audiência teve a participação do prefeito Arlindo Dantas; do secretário municipal de meio ambiente, Wilson Cardoso; engenheiros da Caern (Companhia de Águas e Esgotos), Hassan Willian Pereira e Rossini Cruz;e gerente da agência da Caixa Econômica da cidade, Roberto Tavares, além de lideranças comunitários e dos vereadores da cidade.

Durante os debates, o engenheiro Hassan Willian disse que as obras dependem de dois contratos que esbarraram nos trâmites burocráticos comuns no processo para que a Caixa Econômica libere os recursos. “O prazo de execução é de seis meses, mas não temos como dizer uma data de início agora, porque depende de outros setores do órgão”, explicou.

Rossini Cruz, que além de engenheiro é fiscal da obra, relatou que a análise técnica da Caixa recai sobre a instalação das redes coletoras que deve custar R$ 2,2 milhões. Dos 18 mil metros de rede coletora programados para a cidade, cerca de 80% foram executados. “Já licitamos e será feita pela empresa Galvão Marinho, mas ainda aguardamos a liberação dos recursos”, disse.

Já o segundo contrato ainda não foi licitado e refere-se ao sistema de tratamento de esgotos por meio de um reator anaeróbio (UASB) seguido de uma lagoa de polimento. Esta obra estava sendo executada pela empresa MK, que alegou desequilíbrio financeiro para dar continuidade às obras, visto que se tratavam de valores referentes ao ano de 2008. “Está sendo feito um distrato para licitarmos outra empresa. Isso já está em análise no banco (Caixa)”, conta Rossini.

As obras do sistema de tratamento de esgotos estão com cerca de 50% concluídas e ainda não foram definidos os valores necessários para a conclusão.

O prefeito Arlindo Dantas cobrou agilidade dos órgãos responsáveis e alegou que o atraso impede a realização de outras obras, como calçamento e pavimentação de ruas. “Espero que a Caern tome as providências junto a Caixa para que as coisas no município venham a acontecer e não precisemos cortas a cidade depois das obras que vão mudar a cara da cidade estiverem prontas”, disse.

Presente à audiência, o gerente da Caixa Econômica Federal em Mipibu, Roberto Tavares, se comprometeu a informar à Câmara Municipal ainda nesta semana, as respostas para os questionamentos sobre prazos, valores e execução da obra.

A vereadora Verônica Senra avaliou como positivas as discussões na audiência. “Foi um momento importante para nos mantermos informados e informar à população sobre estas obras. Os representantes da Caixa e da Caern se comprometeram a responder aos questionamentos e nós ficaremos atentos para que estas obras sejam retomadas o quanto antes”, destacou a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário