Na manhã de hoje, 06, o Instituto Pio XII realizou, como de costume, uma reunião com os pais e mães de alunos da escola. O encontro aconteceu na capela do colégio e, dentre vários pontos abordados, sem sombra de dúvidas teve um que se destacou muito: "O aluguel da estrutura física do Pio XII para a prefeitura de São José de Mipibu".
A diretora da escola, a pedagoga Maria de Lourdes Palhano, em certos momentos não conteve a emoção e quase veio as lágrimas. Ela disse que a escola atravessa uma grave situação financeira, o que levou o Padre Matias Soares a oferecer a estrutura física da escola à prefeitura, numa forma de tentar amenizar a situação complicada que atravessa.
Educadores encontram-se totalmente insatisfeitos com a situação, pois alegam que toda a equipe do Pio XII faz o possível e o impossível para manter viva a história dessa renomada instituição. Uma professora chegou a dizer que se sentiu traída, como educadora, mas principalmente como mãe de aluno, pois não foram consultados sobre o assunto.
Os pais estão muito chateados com a situação e, prometem fazer um abaixo-assinado pedindo que o acordo não seja concretizado, caso contrário ameaçam tirar seus filhos do Pio XII e os matricularem em outras escolas da cidade e região.
O senhor José Filho, que tem filhos matriculados no colégio disse: "Não podemos ficar calados diante de um fato como este, pois com certeza a prefeitura não conseguirá cumprir com a normas do Pio XII, que é principalmente prezar pela ordem e organização". Segundo ele, isso não se trata de preconceito para com as crianças da rede pública, mas sim uma forma de garantirem a seus filhos uma educação de qualidade.
Márcia é mãe de aluno e, como a grande maioria dos presentes é também ex-aluna. Ela se emocionou bastante ao relembrar os momentos marcantes de sua vida que passou dentro da escola. Lágrimas rolaram e, em tom de desabafo pediu que todos unam forças, para que São José de Mipibu não perca um pouco de sua história com a degradação da estrutura física do Pio XII.
Essa é Simone Figueiredo, uma mãe que concorda em partes com o aluguel do Pio XII. Para ela, sem sombra de dúvidas a questão financeira tem que ser vista com bons olhos, no entanto ela deu uma ideia de como o problema pode ser solucionado: "A prefeitura poderia selecionar alunos da rede pública e contemplá-los com bolsas de estudo integral. Os pais não pagariam nada e seu filhos teriam um ensino realmente de qualidade, afinal de contas, educação de qualidade não se resume a estrutura física. De acordo com as notas, comportamento e outros pontos, o município faria esta escolha, o que motivaria os alunos e pais da rede pública a incentivarem os educandos no dia-a-dia", disse.
Um grupo de professores foram à residência do Padre Matias, afim de participarem de uma reunião agendada para as 10:00 horas, com o objetivo de chegarem a um acordo com o pároco da cidade. Eles querem que ele reveja seu posicionamento, para que ao invés de ganhar, o Pio XII não venha a ter mais prejuízos.
Estamos editando algumas entrevistas que fizemos na escola e a qualquer momento voltaremos com mais informações sobre o assunto, aguardem.
ENQUETE: Deixe sua opinião a respeito desse assunto. Estamos com uma enquete na parte superior da nossa página, onde perguntamos: Você concorda com o aluguel do Pio XII à Prefeitura? Sua opinião é muito importante para nós, participe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário