Para uma melhor qualidade de vida na terceira idade tem uma série de parâmetros a serem observados. O aumento de pessoas idosas é um processo irreversível e que não pode ser negligenciado pela ciência da nutrição, é imprescindível a compreensão de todas as peculiaridades inerentes às mudanças fisiológicas naturais do envelhecimento como: fatores econômicos, psicossociais e de intercorrências farmacológicas associadas às múltiplas doenças que interferem no consumo dos alimentos e, sobretudo, na necessidade de nutrientes.
Atitudes simples, como caminhar, lazer, convívio com os familiares e amigos, ajudam ao idoso se manter mais ativo para desenvolver suas atividades sozinhas. Oferecer a eles refeições atrativas, de acordo com as recomendações.
Por tudo isso o nutricionista exerce um papel muito importante na manutenção da saúde do idoso e devem estar também consciente das condutas, associadas ao domínio cognitivo dos fatores que afetam o consumo alimentar dos idosos, e consequentemente auxiliarem na melhoria do seu estado nutricional.
Dra Márcia Roque
Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário