quarta-feira, 6 de junho de 2012

NUNCA SE APEQUENAR - POLÍTICA MIPIBUENSE


“Nunca ceda. Nunca se apequene. Nunca, nunca, nunca, nunca – em nada – grande ou pequeno – nunca ceda, a não ser por convicções de honra e bom senso. Jamais ceda à força. Nunca se curve ao poderio aparentemente esmagador de um inimigo”.

Winston Churchill, 29/10/1941

O trecho do discurso de Churchill parece ser bem atual, ainda mais quando falamos neste período em que há muita especulação acerca de quem vem ser candidato a que, de reuniões onde são pedidas as “cabeças” de alguns correligionários para que de alguma maneira não impeçam ou dificultem os sonhos de alguns outros. Não bastassem essas atitudes torpes, vêm aqueles que já se sabem candidatos e iniciaram os famosos “leilões” por lideranças ou pseudo lideranças e que para cooptá-las usam dos mais diversos argumentos.

Neste clima de desconfiança e insegurança típicos do processo eleitoral Mipibuense, citar o trecho do discurso de Churchill, pode parecer inócuo, mas não é, senão vejamos. O discurso de Churchill, que foi proferido na Escola onde ele houvera estudado, ocorreu em 1941, bem no meio da segunda guerra mundial (1939-1945) e é muito discutido até hoje pelos mais renomados professores de literatura e mesmo diplomacia (Diplomacia por sinal que é tudo que não há em nossa aldeia Mipibuense). A interpretação mais aceita é a de que ele quis alertar os jovens para que realmente não desistam frente as dificuldades; NÃO SE APEQUENEM (pensem pequeno e ajam pequeno) frente aos “poderosos” porque pensando pequeno você estará dando ainda mais poder a eles. O que Churchill disse e quis dizer é que nunca se deve transigir com a HONRA, a DIGNIDADE, a HONESTIDADE, a GRATIDÃO e o BOM SENSO. Nunca fazer concessões em princípios e valores. Naquele discurso ele fez uma grande apologia à moral e à manutenção a qualquer preço de princípios e valores elevados. “Nunca ceda!”

Passados 71 anos, esse discurso, pelo menos para mim, continua sendo uma lição. O que fazer diante de um grande problema, aparentemente insolúvel? O que fazer numa dificuldade em nossa vida pessoal e profissional e mesmo em relação à nossa saúde? Como manter os valores éticos e morais diante de situações totalmente adversas?

O Conselho de Churchill é muito claro: “NUNCA CEDA. NUNCA SE APEQUENE”.

E o “ceder” que ele nos aconselha a nunca fazer é em relação à honra, aos valores e princípios. Ele não está advogando que sejamos inflexíveis, intolerantes e incapazes de dialogar. Em política tudo que tem de haver é diálogo, sempre, mas parece que isso tem sido esquecido, em Mipibu o diálogo é substituído pela IMPOSIÇÃO ou pela OMISSÃO. Uma pena, uma pena mesmo.

Neste momento de formação dos exércitos para as batalhas das eleições, tem de se pensar grande, não se apequenar. As discussões são permeadas muito mais pela autofagia política, e olhar de curto prazo prejudica demais a Cidade. Primeiro que faltam propostas e projetos para o Município, que embora pareça chato e irritante voltar a este tema, mas é necessário. Seria a partir deles que os principais atores de vida pública deveriam partir, afinal de contas são eles os subsídios para os discursos e principalmente para atuação futura dos que pleiteiam espaço na vida pública.

Além disso, tem de pensar estrategicamente nas coligações proporcionais, tem grupos fortes, que poderiam e podem ter uma coligação segura para garantir espaço no Palácio Abel Isaías, mas que estão se conduzindo para se juntar e nesse contexto perder força e identidade.

Ainda há tempo para que todos nós que fazemos e atuamos no campo político partidário Mipibuense possamos atuar de maneira mais madura e comprometida com a Cidade e a população cabe cobrar essa atuação. É tempo de fazer mais e melhor e não mais do mesmo.

JAMACI OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário