Chegou o mês de junho! E com ele o tempo friozinho, a animação para dançar forró nas festas juninas e claro, as saborosas comidas típicas. Para nós nordestinos, não tem como não associar o São João com as comidas de milho. Independente das crenças, culturas e religiões, o hábito de se comer milho e preparações derivadas deste passa de geração em geração tornando-se hábito comum, afinal de contas como desperdiçar a chance de comer um alimento tão gostoso e nutritivo que geralmente só é encontrado neste período do ano?
Os benefícios deste alimento vão muito além do seu sabor. O milho é um cereal riquíssimo em carboidrato, sendo assim ótima fonte de energia, por isso deve ser consumido com cuidado uma vez que confere a preparação um alto teor de calorias. Ótima fonte de diversos nutrientes como vitaminas do complexo B, principalmente: o Folato, importantíssimo para evitar má formação fetal; o Ácido pantotênico – B5 que auxilia diretamente no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos e a Tiamina – B1 que atua na regularização do sistema nervoso, sendo fundamental para as células do cérebro e para função cognitiva.
Além destas, existem presentes ainda diversos minerais como o cálcio, ferro, fósforo e potássio, além das vitaminas C, que auxilia fortalecendo a função imunológica, e a vitamina E, que protege o sistema reprodutor, além de ser um ótimo antioxidante que combate os radicais livres, retardando assim o envelhecimento precoce. O milho é um alimento de fácil digestão graças a sua grande quantidade de fibras insolúveis, que auxiliam o trânsito intestinal e ainda dificultam o acúmulo de gordura no sangue, reduzindo assim o nível de colesterol plasmático.
Porém, como citado no início, apesar de todos seus benefícios, para quem quer manter a forma deve-se ter um cuidado a mais, uma vez que além do seu valor calórico, toda preparação de milho leva ingredientes diversos como leite de coco, açúcar e isto aumenta e muito seu valor energético. Uma porção de 100 gramas de milho possui em média 129 calorias, 100 gramas de pamonha (2 fatias aproximadamente) ou uma fatia de canjica contêm cerca de 150 kcal. Os bolos e outras preparações como o arroz doce, paçoca, entre outros também contém um valor calórico elevado, por isso, coma com moderação e dance muito forró para queimar as calorias em excesso. E bom São João!!
Dra Márcia Roque
Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário