quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Alexandre entrega tablets a ACS que serão utilizados no combate ao aedes aegypti


O secretário de Saúde do município de São José de Mipibu, Alexandre Dantas, reuniu na manhã desta quarta-feira(16), na sede da Câmara Municipal, Agentes Comunitários de Saúde -ACS, para apresentar uma nova ferramenta tecnológica no combate ao Aedes Aegypti, inseto conhecido popularmente como mosquito da dengue.
Durante a reunião os ACS receberam instruções para a utilização da nova ferramenta de trabalho, o tablet, que substituirá a prancheta utilizando um aplicativo denominado “Xô Aedes”, que registrará focos do mosquito existentes no município. As informações coletadas no campo serão transmitidas instantaneamente para o banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, através de fotografias e sinais de GPS, que de posse dessas informações precisas as autoridades responsáveis pelo combate ao Aedes Aegypti terão mais chances de combater o mosquito em um menor espaço de tempo livrando a população de um mal evitável.
Segundo o secretário Alexandre Dantas o aplicativo Xô Aedes será divulgado para a população por meio de plataformas midiáticas, rádio, círculos de palestras, cartazes e panfletos com informações sobre como utilizar a nova tecnologia no combate ao mosquito.
“Os Agentes de Saúde, agora capacitados, deverão informar a população sobre a importância da utilização do aplicado Xô Aedes, por meio de aparelho de celular ou tablet que utilize o sistema androide. A participação da população nesse processo de inovação na identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti vai facilitar o trabalho do município na luta pelas melhorias na qualidade de vida da população mipibuense.
Essa ferramenta criada pela Nove Tech Soluções Tecnológicas, empresa que desenvolve aplicativos para dispositivos móveis foi adquirida pelo município com o objetivo de modernizar o sistema de informação da SMS com baixo custo benefício, maior aproveitamento do tempo e praticidade no desempenho das atividades dos Agentes de Saúde”, finalizou.
O gerente de negócios da Nove Tech, Evandro Castro, falou sobre a adesão do município de São José de Mipibu ao combate e controle de doenças através de mecanismos da internet. “Com a utilização do aplicativo Xô Aedes no combate e controle de doenças São José de Mipibu passa a integrar o rol dos municípios brasileiros detentores de políticas públicas inovadoras, além de ser o primeiro do Rio Grande do Norte a aderir ao modelo de gestão compartilhada através de ferramenta digital”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário