quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Governadora visita obra do Centro Estadual Tecnológico em Parnamirim


A Governadora Rosalba Ciarlini visitou, na manhã desta quarta-feira (08), a obra de construção do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica - CEEPT de Parnamirim, localizado na Avenida Abel Cabral. Também acompanharam a visita a Secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, e o Secretário Estadual Adjunto da Educação, Joaquim Oliveira.

A obra está com 80% dos serviços concluídos. Agora as equipes de trabalho se concentram na realização do acabamento, revestimento de piso e paredes. A conclusão está prevista para dezembro.

O Centro faz parte de um convênio com o Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), e a fiscalização da obra está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN). Investimento de R$ 6,5 milhões.

O CEEPT vai dispor de 12 salas de aulas, auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratórios de ciências e informática, além dos laboratórios técnicos, ginásio poliesportivo (com vestiários e arquibancadas para 500 pessoas), bibliotecas, setor administrativo, refeitório e estacionamento. Toda a estrutura estará voltada para a oferta do ensino médio, com atividades esportivas e culturais,  associado ao ensino profissionalizante, com cursos que serão definidos pela SEEC, levando-se em consideração o mercado de trabalho e a potencialidade econômica da região, como petróleo e gás, fruticultura, turismo, carcinicultura, computação e industria têxtil. No caso de Parnamirim a possibilidade é que entre os cursos ofertados estejam turismo e computação. Os cursos serão oferecidos em parcerias com Institutos Federais, Universidades e Sistema S.

“Estamos realizando estudos com o apoio da equipe técnica do Programa RN Sustentável, que trabalhar exatamente 10 cadeias produtivas em todo estado, para que possamos encontrar a melhor opção para os cursos técnicos de cada região”, explicou o Secretário Estadual Adjunto da Educação.

Além do CEEPT de Parnamirim, o Rio Grande do Norte vai contar com outros 9. Até o final do ano o Governo do Estado deve fazer a entrega de quatro: Extremoz, Ceará-Mirim, Parnamirim, Natal (Pitimbú).

O Governo do RN já solicitou e recebeu a confirmação do Ministro da Educação, durante audiência com a presença dos Deputados Federais Fátima Bezerra e Betinho Rosado, de que o Rio Grande do Norte será contemplado com mais dez Centros Tecnológicos que serão contemplados no novo orçamento.

Ações para Educação

O Rio Grande do Norte também vai contar com 8 Escolas de Campo para apoiar as atividades econômicas relacionadas à agricultura. Os recursos serão provenientes do Banco Mundial, através do Programa RN Sustentável, com o qual foi possível a obtenção de R$ 540 milhões de dólares. O Programa prevê investimentos em dez cadeias produtivas e inclui a educação em todo o processo.

“Essa é apenas uma parte do nosso esforço na reconstrução da educação do RN que em quatro anos implantamos o Plano Estadual de Educação; o Plano de Valorização do professor; investimos na capacitação continuada; tornamos possível 102,5% de reajuste salarial; instituímos e aprovamos o Plano Estadual do Livro; publicamos 4900 aposentadorias que estavam travadas; convocamos 3900 professores concursados; contratamos outros 1200 temporários; reformamos, ampliamos e equipamos cerca de 300 escolas (40% da rede); e estamos implementando o Plano de Inovação Pedagógica em 130 unidades de ensino com recursos do RN Sustentável”, relatou a Governadora.

De acordo com a Chefe do Executivo, as ações tomadas para melhorar a educação começam a mostrar resultados. “No PISA, que é uma avaliação internacional levando em consideração português, matemática e ciências, o RN avançou 15 pontos, no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) o RN avançou 8 pontos, no ENEM várias escolas do interior e da capital tiveram média acima da nacional, sem falar nos prêmios de gestão, de alunos destaque e como o professor Nota 10 que iremos receber no próximo dia 20 em São Paulo”, destacou Rosalba Ciarlini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário