terça-feira, 24 de outubro de 2017

Câmara Itinerante e Prefeitura com o Povo levam ações às comunidades


A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu realizou neste sábado (21), no Bosque das Colinas, um mutirão de ações por ocasião da instalação do projeto Câmara Itinerante, evento que culminou com a realização de uma audiência pública, momento em que vereadores e população discutiram melhorias para os bairros Colorado e Bosque das Colina.


Dentre as ações oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde o Cartão SUS teve grande procura. O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.


A Pasta da Educação surpreendeu a garotada com a Tenda Literária, espaço que proporcionou liberdade à imaginação. O Projeto Tenda Literária tem como objetivo transformar praças públicas em espaços culturais com oficinas e saraus voltados para a produção da Literatura e contos infantis, levando a criança a desenvolver a criatividade e se interessar pela leitura.


A Secretaria Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social dentre outras ações ofertou o acesso ao Cadastro Único, programas sociais, instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no município. Nesse programa são cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.


O espaço reservado aos serviços da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, dentre outros temas discutiu com a comunidade o plano nacional de saneamento básico, que se apoia num conjunto de serviços de infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.


Outro stand bastante concorrido foi o do Centro de Assistência Social – CRAS, que tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais no município por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.


Na oportunidade a comunidade foi também prestigiada com apresentações de grupos culturais, momento em que foram apresentados rítmicos musicais e danças regionais da cultura e do patrimônio imaterial brasileiro.


As ações dos projetos Câmara Itinerante e Prefeitura com o Povo fazem parte do calendário de eventos alusivos aos 172 de Emancipação Política do município de São José de Mipibu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário