sábado, 5 de julho de 2014

Você não gosta de Copa do Mundo? Claro que respeito sua opinião, mas preciso que respeite a minha!

Nos últimos meses não se fala em outro assunto, a não ser a Copa do Mundo da FIFA. Jornalistas e turistas do mundo inteiro invadiram o Brasil e, mesmo quando alguns achavam, e muitos torciam para que tudo fosse o maior desastre, eis que o evento é um sucesso total. Estádios lotados; altíssima média de gols; jogos emocionantes, e por aí vai.

Uma coisa que me espanta tremendamente é a forma como algumas pessoas acabam se posicionando a respeito do mundial. Não falo pelas críticas propriamente ditas, como por exemplo: cobrar mais saúde, educação, segurança, etc. Me refiro àqueles que não aceitam a forma como algumas pessoas admiram/amam este esporte chamado futebol.

Em tudo que faço, carrego comigo aquele velho ditado: "Seu direito termina, quando o meu começa." Isso devemos usar como pilar de uma sociedade desenvolvida, pois, como querer que me respeitem, se eu, inconsequentemente não respeito aqueles que me cercam.

Nas redes sociais são frequentes as reclamações; muitas vezes, as pessoas acabam escrevendo verdadeiros absurdos, que acabam ferindo a dignidade de vários usuários. Tenho certeza que aparecerá alguém dizendo: Vivemos numa democracia, logo, eu tenho direito de expressar minha opinião." Até concordo, porém, quando a minha verdade é única e soberana, talvez ela seja a maior mentira de todas as mentiras.

Gosta de Rock? De pagode? De forró? Respeito suas escolhas e não o critico. Ah, você gosta de vôlei? E daí, é o seu gosto; continuarei te respeitando. O futebol é uma forma de buscar entretenimento com algo que gosto e admiro. É um esporte fascinante, principalmente, porque é, talvez, o único que, mesmo com superioridade técnica e tática, os times podem se enfrentar de igual para igual, deixando sempre a dúvida sobre quem poderá vencer uma partida.

Quando nos referimos aos ídolos, no futebol não é diferente, pois, aprendemos a gostar e torcer por alguns atletas, e isso não se explica, afinal, é o chamado amor ao futebol. Acredito que você também tenha seus ídolos, seja no esporte, na música, ou em qualquer outra área. Agora criticar porque seu ídolo tem menos destaque do que o meu, pra mim, isso não passa de pura infantilidade.

Neymar ganha o que ganha porque o futebol lhe proporcionou isto. Trabalha todos os dias e recebe seus proventos de forma honesta. Se fosse seu filho ganhando esta fortuna, será que estarias a criticar? Isso se chama hipocrisia e falta de humanismo.

Torço pela Seleção Brasileira sim, e mesmo que tente distorcer, acredito que não conseguirá mudar meu pensamento. Talvez comece mudar de opinião, a partir do momento que muitas pessoas começarem a criticar aquilo que você gosta. A melhor forma de vida é viver em harmonia, buscando sempre a felicidade em tudo que fazemos. Ser feliz é, acima de tudo, estar feliz consigo mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário