quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tenente Leão anuncia ações para coibir a criminalidade

Na manhã desta quinta-feira, 24 de julho, o Tenente Isaac Leão, Comandante da Polícia Militar, concedeu entrevista coletiva para expor algumas informações à população de São José de Mipibu. A coletiva ocorreu na Câmara Municipal, e foi solicitada e conduzida pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas - COMAD.

Com a participação de alguns populares, a entrevista também foi acompanhada pelo Coordenador do SITE local, professor Joaquim Tomé; dos vereadores Sargento Dudu e Cida do Paredão; dos Conselheiros Tuterales, Renilson Luiz e Josilene Florêncio, além dos Assessores de Comunicação da Prefeitura de São José de Mipibu, Daltro Emerenciano e Karen Varela.

Disk Denúncia

Dentre vários pontos tratados, o Tenente Leão fez questão de destacar a todo instante, a participação da população, tendo em vista que, desde que assumiu o comando do policiamento local, disponibilizou seus próprios contatos telefônicos, que funcionam 24 horas por dia, agindo como um Disk Denúncias. "Preciso que a população nos auxilie, nos repassando informações. Quero que me incomodem, independentemente do horário, pois isto agiliza o nosso trabalho, aumentando a margem para se obter resultados positivos, no quesito prisões, principalmente em flagrante de delito", enfatizou.

Os telefones do Disk Denúncia são: (84) 9468-6860 e 8892-6761.

Estatísticas

Tenente Leão ressalta que os índices de homicídio caíram, desde que ele assumiu a função. "Não posso responder pela gestão passada, mas, as estatísticas estão aí para comprovar o que estou falando. Conseguimos reduzir o número de homicídios e outros crimes, isso contando do momento em que assumimos o comando local", disse Tenente Leão.

Abordagens e Operações

Outro fato que o Tenente fez questão de enfatizar diz respeito às abordagens e operações. "Vamos intensificar ainda mais as nossa operações, pois estamos conseguindo efetuar apreensões de armas e drogas, constantemente, além de tirarmos alguns elementos de circulação. As abordagens são iguais para todos, pois não sabemos quem é bandido ou não; temos que apontar a arma sim, tendo em vista que isso é uma forma de própria defesa do policial. Uma coisa que não toleramos, nem toleraremos são os excessos por parte dos nossos policiais e, caso aconteça, será apurado para que possamos tomar as providências cabíveis", destacou.

Trânsito

Com relação ao trânsito, Tenente Leão disse que, em parceria com a Polícia de Trânsito, também serão realizadas operações para tirar de circulação motoristas infratores. Ele lembrou que com relação às chamadas cinquentinhas, a legislação prevê apreensão do ciclomotor, tendo em vista que o condutor necessita de habilitação, categoria A, ou a chamada ACC, que é a Autorização para Conduzir Ciclomotor. O comandante forneceu uma cartilha de conscientização, que será disponibilizada em nosso blog, brevemente.

Interferência Política

Todos sabem que a interferência política ocorre bastante nestes casos, pois frequentemente vemos casos de detentores de cargos públicos que acabam se prevalecendo disso, para soltarem parentes e amigos apreendidos em operações e abordagens. No entanto, em São José de Mipibu, o Tenente disse que fatos como estes não ocorreram, tanto por parte do prefeito Arlindo Dantas, quanto por parte dos vereadores. Ele se disse bastante satisfeito com esta realidade, pois assim consegue desempenhar as funções designadas em sua plenitude.

Força Tática

A informação chega em um ótimo momento, tendo em vista que a população esperava por uma resposta sobre efetividade das ações. O Tenente Leão disse que está sendo criada uma Força Tática, com policiais treinados pelo BOPE, para lidarem com as mais diversas situações. Os policiais que irão compor esta Força Tática são de fora do município e, provavelmente começam a operar na cidade, ainda hoje.

Poluição Sonora

Este é um ponto muito debatido, pois temos uma legislação que já prevê penas para tais infrações. Quando indagado, o Comandante foi bastante claro. "Ainda neste final de semana estaremos com um equipamento que fará a aferição dos decibéis. Antes, se alguém denunciava, só era possível pedir que o condutor do paredão de som o desligasse, pois na maioria das vezes o denunciante não queria se envolver, tendo em vista que se faz necessário a realização de um Boletim de Ocorrência por parte daquele que se sente incomodado. Entretanto, com este equipamento em mãos, os policiais realizarão o teste e, caso seja comprovado que o som ultrapassa o padrão permitido, automaticamente o condutor do veículo será conduzido à Delegacia de Plantão, para que se possam tomar as providências cabíveis", explicou Tenente Leão.

Com relação ao som produzidos pelos veículos de publicidade, o Comandante disse que os proprietários devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, na tentativa de se estabelecer os padrões a serem seguidos, inclusive aqueles que estão pensando em montar as chamadas "baratinhas", tão utilizadas em período eleitoral.

Diárias Operacionais

Na tentativa de solucionar o problema do efetivo policial, a Prefeitura de São José de Mipibu enviou em caráter de urgência à Câmara de Vereadores o projeto para se pagar diárias operacionais aos policiais de folga, aumentando o número de profissionais em ação. O Tenente Leão ressaltou que o projeto foi aprovado e, as mesmas já estão sendo utilizadas e pagas. Desta forma, a Polícia Militar está tendo a condição de desenvolver um trabalho mais específico. Ele ressaltou que as diárias possuem um limite mensal, não podendo ser ultrapassado. Porém, tudo está sendo feito para que a população se sinta mais segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário