terça-feira, 14 de agosto de 2012

IOGURTE - POR DRA MÁRCIA ROQUE


O leite e seus derivados são grandes fontes de cálcio, mineral importante na dieta alimentar. Comparando leite e iogurte, constata-se que o iogurte é mais rico em proteínas (exceto os iogurtes com acréscimo de frutas que são mais ricos em carboidratos), e durante a fabricação, cálcio, magnésio e fósforo ficam em maior quantidade.

O iogurte é um alimento que melhora o trânsito intestinal, "ele tem micro-organismos benéficos para a flora", Sendo recomendado às pessoas que não podem consumir leite devido a uma intolerância à lactose (açúcar do leite), etc. Diversos estudos apontam que o consumo de iogurte pode fazer baixar o nível de colesterol e também auxilia no impedimento do aparecimento do câncer intestinal, graças ao efeito inibidor dos germes sobre certas substâncias cancerígenas.

Os iogurtes são importantes fontes de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B.

* As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

* O cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.

* O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

* A vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abscessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.

* As vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário