terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANEMIA FERROPRIVA - POR DRA MÁRCIA ROQUE


A anemia ferropriva (por falta de ferro) é uma das doenças mais comuns em crianças.

O ferro é um nutriente essencial para a vida: ele é um dos responsáveis pela fabricação das células vermelhas do sangue que fazem o transporte do oxigênio do ar que respiramos para todas as células do nosso corpo.

O leite materno possui ferro numa forma mais disponível e é mais bem aproveitado pelo organismo do bebê quando ele é amamentado exclusivamente no seio materno durante os primeiros meses de vida. O restante do ferro necessário à saúde do bebê é garantido pelo que o bebê recebeu da mãe durante a gestação.

Alimentos oferecidos às crianças antes dos seis meses de idade atrapalham o aproveitamento do ferro existente no leite materno, podendo causar a anemia.

Crianças que por algum motivo muito importante não forem amamentadas ao seio corre um risco maior de ficarem com anemia. Siga as orientações alimentares dadas pela equipe de saúde da Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Não coloque em risco a vida do seu filho! Não dê alimentos ou leites por conta própria!

A alimentação inadequada, pobre em alimentos fontes de ferro, é a maior causa. Da anemia. Os principais sinais e sintomas são: cansaço falta de apetite, palidez. De pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), dificuldade de aprendizagem, apatia (crianças muito “paradas”). Para confirmar se a criança está com anemia é necessário fazer exame de sangue.

A partir dos 6 meses quando a alimentação complementar é oferecida, faz-se necessário à utilização de preparações que tenham alimentos ricos em ferro para prevenir a anemia na infância. Os alimentos que apresentam fontes de ferro e que são melhores aproveitadas pelo organismo da criança são as carnes e o fígado.

As leguminosas como o feijão, a lentilha, a soja, o grão de bico e a ervilha seca; os vegetais verde-escuros como a mostarda, a escarola, a couve, o brócolis e o os vegetais verde-escuros como a mostarda, a escarola, a couve, o brócolis.

Almeirão é boas fontes de ferro, mas por serem de origem vegetal necessita de vitamina C para que possam ser mais bem aproveitadas pelo organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário