Nesta quarta-feira (10/06), o Programa Saúde na Escola (PSE), através do Projeto Olhar Brasil, realizará a primeira etapa do atendimento oftalmológico aos alunos da rede pública que foram triados pelo programa no final do ano passado e no qual foi detectada a necessidade de passar pelo médico oftalmologista.
O consultório itinerante de o Projeto Olhar Brasil será instalado na Escola Municipal Severino Bezerra, no Centro de São José de Mipibu. Ao todo foram realizadas 2.660 avaliações pela equipe de saúde do PSE e desse total, 300 alunos passarão pela avaliação mais específica com o médico ainda neste mês de Junho. Segundo a Coordenadora local do Programa de Saúde na Escola, Cynthia Gomes, todos os alunos que nessa consulta com o médico oftalmologista demonstrar a necessidade do uso dos óculos, serão contemplados com os mesmos.
“Se na avaliação com o médico ficar constatado que esse aluno precisa de correção na sua visão, ele sairá da sala do médico e irá para outra sala ao lado, aonde escolherá a armação de óculos que combina com o seu rosto. E com aproximadamente trinta dias, as lentes estarão confeccionadas e nós faremos a entrega desses óculos a esse aluno. Isso tudo de forma gratuita” ressalta Cynthia.
O Programa Saúde na Escola é uma política Inter setorial entre a Saúde e a Educação e prevê a articulação de diversas ações em saúde dentro do próprio ambiente escolar e também fora dele, que devem ocorrer de forma concomitante à prática estudantil.
Essas ações são apresentadas por componentes ou áreas temáticas agrupadas de acordo com suas naturezas (como avaliação das condições de saúde dos estudantes, ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e demais agravos).
Nesse contexto está a saúde ocular, onde profissionais da saúde e educação, através de triagem de acuidade visual (o Teste de Snellen), detectam quais os alunos que necessitam de consultas oftalmológicas.
A Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu informa ainda que as triagens oculares continuarão a serem realizadas nas escolas pactuadas no PSE ao longo desse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário