segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO EM CRISE – SEM SALÁRIOS PROFESSORES REAGEM E COBRAM RESPOSTAS

Os professores do município de São José de Mipibu, com forte representatividade, vão fundo em busca de respostas que justifiquem o não pagamento dos seus proventos, fato inédito na administração pública de São José de Mipibu. Inédito porque o calote nos educadores poderá ser confirmado se a atual gestão não tiver deixado o dinheiro em conta.
Se a atual gestão pensou que o dinheiro do FUNDEB, que será depositado em janeiro, pode pagar a folha de dezembro, do exercício anterior, enganou-se e muito. Veja o que regulamenta a Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação - – CGFSE:
5.4. Os recursos do Fundeb podem ser aplicados em despesas de exercício anteriores? Não. Os recursos devem ser utilizados dentro do exercício a que se referem, ou seja, em que são transferidos.
Isso quer dizer que o repasse de janeiro de 2013, que será feito pelo FUNDEB, não poderá pagar dezembro de 2012. Os educadores são sabedores desse entrave e não vão deixar por menos. A atual gestão vai ter que dizer o que foi feito com o dinheiro do FUNDEB creditado dentro do mês de dezembro. Amanhã, 31 de dezembro, último dia do ano, os professores mipibuenses vão fincar os pés na Prefeitura em busca de explicações convincentes, já que o dinheiro para pagar os salários não apareceu.
Para se ter uma noção de como está o município, estima-se que 31 prédios são alugados ao município, entre eles um galpão que custa aos cofres públicos um valor altíssimo, destinado ao depósito da Secretaria de Agricultura, órgão que praticamente só existe no papel.
FONTE: BLOG DE DALTRO EMERENCIANO
FOTO: CARLOS SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário