segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Governo entrega equipamentos para comercialização da Agricultura Familiar


Mais 10 municípios das regiões Agreste e Litoral Sul receberam do Governo do Estado nesta segunda-feira (05) equipamentos para as Feiras da Agricultura Familiar. São barracas padronizadas, balanças, caixas para transporte de mercadorias e bombonas plásticas. No ato de entrega, no município de Canguaretama, o governador Robinson Faria disse que “as feiras permitem que o produtor rural comercialize sua produção diretamente, evitando o atravessador, o que aumenta a sua renda e estimula a produção, gerando trabalho e renda e, ainda, movimentando a economia dos municípios e do Estado”.

Nesta ação, o Governo do Estado atua em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras municipais, sindicatos rurais, Banco do Nordeste, Território Rural Agreste e Litoral Sul (Terrasul) e UFRN.

Foram beneficiados nesta segunda-feira (05), produtores dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Lagoa Salgada, Montanhas, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Passagem, Lagoa de Pedras, Jundiá e Várzea.

Outros dez municípios já haviam recebido os equipamentos e realizam as feiras pelo menos uma vez na semana. São eles: Nova Cruz, Santo Antônio, Serrinha, Pedro Velho, Senador Georgino Avelino, Vera Cruz, São José de Mipibu, Brejinho, Goianinha e Espírito Santo.

O Governo está investindo neste projeto R$ 305 mil (recursos do Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais - Proinf), do MDA, e adquiriu para este projeto um total de 300 barracas padronizadas, 100 balanças, 600 caixas para transporte de mercadorias e 100 bombonas plásticas.

Robinson Faria enfatizou que “os equipamentos entregues permitem aos agricultores familiares a comercialização de produtos de forma padronizada. As Feiras agregam valor aos produtos da Agricultura Familiar, facilitam a comercialização e incentivam a prática do associativismo”.

As feiras comercializam produtos de origem vegetal como hortaliças (coentro, cebolinha, alface, couve, rúcula), raízes (batata, inhame, cebola branca, macaxeira), frutas frescas (coco, caju, manga, acerola, cajá, umbu, banana). E gêneros alimentícios derivados do leite (queijo, manteiga)  doces, derivados da batata e da macaxeira (bolos, biscoitos, beijus) e ovos caipira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário