Na semana passada em uma conversa com vários blogueiros de São José, na rede social Facebook, questionei a respeito de porque a Rádio Olho D’água FM, não transmite o Programa “A VOZ DO BRASIL” em sua grade de programação?
Há um tempo conversei com um dos comunicadores daquela referida instituição, e o mesmo me informou que a rádio não transmitia o programa devido à falta de um aparelho de som para a retransmissão. Mas, isso já faz um bom tempo!
Muitos podem dizer: O que você tem haver com isso? E eu vos digo que tenho muito, afinal sou um apaixonado por telecomunicação, e se é obrigatório tem que ir ao ar! Pois, todos sabemos que existem pessoas públicas que fazem parte da direção da rádio, que inclusive são pré-candidatos nas eleições deste ano. Daí fica a pergunta: Podemos confiar em pessoas para governar nossa cidade, que não conseguem cumprir se quer com uma obrigação tão simples?
Segue abaixo o conceito e história do Programa A VOZ DO BRASIL, e não se esqueçam: Podemos até não mudar o mundo, mas unidos fazemos barulho tremendo!
A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico público, que vai ao ar diariamente em praticamente todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19h00, horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio.
O programa foi criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio, com a intenção de ajudar o seu amigo, colocando suas idéias para a população escutar, e assim serem a favor de seu governo.
Passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. Em 1938, já com o nome de Hora do Brasil, o programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite, horário de Brasília. Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil". Mais tarde, o Poder Judiciário passou a ocupar os últimos cinco dos trinta minutos iniciais e o Tribunal de Contas da União, o minuto final do programa obrigatório, que vai ao ar esporadicamente.
Atualmente, os primeiros 25 minutos da Voz do Brasil são produzidos pela EBC Serviços, e gerados ao vivo, via Embratel, para todo o Brasil. Já os 35 minutos seguintes são pré-gravados, para inserção pela própria EBC Serviços. Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário