segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O PROGRAMA A VOZ DO BRASIL NÃO CHEGA AOS LARES MIPIBUENSES ATRAVÉS DA RÁDIO LOCAL, POR QUAL MOTIVO?

Na semana passada em uma conversa com vários blogueiros de São José, na rede social Facebook, questionei a respeito de porque a Rádio Olho D’água FM, não transmite o Programa “A VOZ DO BRASIL” em sua grade de programação?
Há um tempo conversei com um dos comunicadores daquela referida instituição, e o mesmo me informou que a rádio não transmitia o programa devido à falta de um aparelho de som para a retransmissão. Mas, isso já faz um bom tempo!
Muitos podem dizer: O que você tem haver com isso? E eu vos digo que tenho muito, afinal sou um apaixonado por telecomunicação, e se é obrigatório tem que ir ao ar! Pois, todos sabemos que existem pessoas públicas que fazem parte da direção da rádio, que inclusive são pré-candidatos nas eleições deste ano. Daí fica a pergunta: Podemos confiar em pessoas para governar nossa cidade, que não conseguem cumprir  se quer com uma obrigação tão simples?
Segue abaixo o conceito e história do Programa A VOZ DO BRASIL, e não se esqueçam: Podemos até não mudar o mundo, mas unidos fazemos barulho tremendo!
A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico público, que vai ao ar diariamente em praticamente todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19h00, horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio.
O programa foi criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio, com a intenção de ajudar o seu amigo, colocando suas idéias para a população escutar, e assim serem a favor de seu governo.
Passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. Em 1938, já com o nome de Hora do Brasil, o programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite, horário de Brasília. Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil". Mais tarde, o Poder Judiciário passou a ocupar os últimos cinco dos trinta minutos iniciais e o Tribunal de Contas da União, o minuto final do programa obrigatório, que vai ao ar esporadicamente.
Atualmente, os primeiros 25 minutos da Voz do Brasil são produzidos pela EBC Serviços, e gerados ao vivo, via Embratel, para todo o Brasil. Já os 35 minutos seguintes são pré-gravados, para inserção pela própria EBC Serviços. Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário