sexta-feira, 31 de março de 2017

Governo emite nota sobre tornozeleiras eletrônicas


Sobre o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas disponibilizadas aos presos do semi-aberto no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado esclarece:

- O serviço já está funcionando normalmente desde as 20h desta quinta-feira (30) e o monitoramento sendo realizado através da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc);

- O pagamento foi regularizado ontem (30) com a empresa Spacecom, responsável pelos equipamentos e monitoramento 24h das tornozeleiras;

- O acesso online das forças de segurança do estado ao sistema foi bloqueado durante algumas horas da quinta-feira, mas a Spacecom permaneceu rastreando os equipamentos e recebendo notificações a partir da sede da empresa em Curitiba, Paraná. Ou seja, em nenhum momento os presos que utilizam os equipamentos ficaram sem monitoramento;

- A Sejuc e a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) fizeram um acordo com a empresa e os débitos dos meses de janeiro e fevereiro de 2017 serão regularizados nesta sexta-feira (31). Com relação aos meses pendentes de 2016, os valores serão pagos nos próximos dias.

- Ao todo, o contrato com a Spacecom disponibiliza 625 tornozeleiras eletrônicos para o sistema prisional do Rio Grande do Norte, mas estão ativas 489 unidades.

Programação da Semana Santa na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim


Por meio da Pastoral da Comunicação - PASCOM, a Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu, divulgou a programação das celebrações da Semana Santa e Páscoa. Na ocasião, Padre José Lenilson apresenta algumas orientações e comunicados aos paroquianos. Confira a programação completa, clicando no link abaixo:


terça-feira, 28 de março de 2017

VÍDEO: Em São José de Mipibu, trabalhadores fazem ato contra Reforma da Previdência


Em ato liderado pelo SINTE, trabalhadores e trabalhadoras saíram às ruas de São José de Mipibu, na manhã desta terça-feira, 28 de março, em protesto contra a Reforma da Previdência, que vem sofrendo grande rejeição da população em todo o Brasil.


Em conversa com o professor Francialdo Cássio da Rocha, Coordenador do SINTE local, o mesmo nos informou que diversas categorias aderiram ao ato, numa demonstração de que os trabalhadores estão unidos contra a reforma.



Uma das principais reivindicações é a questão do tempo de contribuição dos trabalhadores, que, se aprovada a reforma, terão que trabalhar 49 anos para ter direito à aposentadoria integral.

Suspeitos trocam tiros com a polícia em São José de Mipibu


A ousadia dos bandidos a cada dia que passa fica ainda maior. E na noite desta segunda-feira, 27 de março, bandidos trocaram tiros com uma guarnição da Polícia Militar de São José de Mipibu.

Em conversa com o Sd Ferreira, a VTR 321 da Rádio Patrulha se deparou com dois homens suspeitos em uma motocicleta, na Rua Bonfim, nas proximidades da linha férrea. Ao dar sinal para que a dupla parasse, os suspeitos saíram em fuga, sendo iniciada uma perseguição.

Ainda de acordo com o policial militar, já na estrada que dá acesso à Lagoa do Bonfim, um dos ocupantes da motocicleta começou efetuar disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou à injusta agressão na mesma proporção.

O Sd Ferreira informou que os suspeitos conseguiram fugir por uma região de mata, mas a polícia continua realizando diligências, na tentativa de capturar os mesmos.

Professora Lúcia Martins continua roteiro de visitas às unidades educacionais


A professora Lúcia Martins, secretária de Educação do município de São José de Mipibu, deu continuidade na última sexta-feira (24), ao roteiro de visitas nas unidades educacionais da rede de ensino municipal, com o objetivo de discutir com os servidores, professores e estudantes das escolas, as melhorias que estão sendo realizadas, proporcionando um ambiente adequado e favorável ao exercício do processo de ensino-aprendizagem.

Na comunidade de Laranjeiras do Abdias, distante 20 km do centro da cidade, uma das localidades mais prósperas do município, o prefeito Arlindo Dantas, por meio da articulação política do vice-governador Fábio Dantas, do mandato da deputada estadual Cristiane Dantas, e das ações pactuadas com os governos estadual e federal, vem realizando obras significativas nas áreas da saúde, educação, assistência social e infraestrutura.

No Centro de Educação Rural – CERU, o governo Arlindo Dantas vem mudando a realidade da unidade educacional, transformando toda a infraestrutura da escola, construindo novas salas de aula e ambientes mais adequados para favorecer a logística e o bem estar de toda a comunidade inserida no processo educacional. As salas climatizadas, que serão na sua totalidade, proporcionam um bem estar que favorece os educandos e educadores do CERU.

Os espaços anteriormente reduzidos e sem funcionalidade deram lugar a uma área livre onde a comunidade estudantil utiliza para promover o entretenimento e atividades socioeducativas, como também para proporcionar encontros comunitários onde se possa discutir questões do interesse de toda a comunidade.


Para a secretária Lúcia Martins os transtornos provocados com as mudanças e transformações que estão acontecendo no CERU serão compensados com as melhorias significativas que já são visíveis na escola. ” Sabemos que os transtornos provocados com a execução dessa grande obra são grandes, porém precisamos destacar que os benefícios do amanhã vão superar as dificuldades de hoje, e tudo que está acontecendo aqui tem o objetivo de tornar o CERU um ambiente digno e agradável para se ensinar, estudar e trabalhar”, enfatizou.

Desde que assumiu o governo em janeiro de 2013 o prefeito Arlindo Dantas sempre demonstrou sua preocupação com a educação do seu município, passando a elaborar um cronograma de reformas para todas as unidades educacionais, além de uma série de melhorias, tais como capacitação de educadores, parcerias para proporcionar uma melhor qualidade do ensino-aprendizagem, entre outras ações.

A Escola Municipal Vereador Antonio Ferreira da Silva, localizada na comunidade do Quebra Fuzil, área periférica da cidade, é um exemplo das melhorias que estão sendo realizadas no CERU, como também na Escola Municipal Eusa de Melo Palhano, no centro da cidade, que será reinaugurada nos próximos dias,assim como na Escola Municipal Prefeito Janilson Ferreira, no Arenã, a Escola Municipal Felipe Tavares, em Taborda, Escola Municipal Severino Bezerra, centro, CMEI Mário Monte, CMEI Uracinda Barbosa, CMEI Vitorino, em Laranjeiras do Abdias, ampliação da escola Municipal Maria Aparecida, centro, além da construção de duas novas creches em andamento.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Polícia Militar de Monte Alegre prende trio com arma de fogo e carro roubado


Neste domingo, 26, a Polícia Militar de Monte Alegre conseguiu prender três homens nas proximidades da cidade. Com os suspeitos, a PM apreendeu uma arma de fogo e um veículo com registro de roubo.

De acordo com informações do comando do policiamento local, a guarnição comandada pelo Cabo Souza realizava patrulhamento ostensivo, quando se deparou com os homens. Após revista, os militares encontraram uma arma de fogo calibre 12, e ao realizar consulta descobriu que o veículo tipo Gol, de cor branca e placas MYP-2682 estava com registro de roubo.

O trio foi conduzido juntamente com o material apreendido para a Delegacia de Plantão na zona sul de Natal, onde foram tomadas as providências cabíveis.

CONVITE: Tudo que um Microempreendedor Individual precisa saber


A Câmara de Dirigentes Logistas de São José de Mipibu realizará uma palestra voltada para os empreendedores da região. O evento acontece na próxima quarta-feira, 29, às 19h, no Centro Pastoral Dom Manoel Tavares.

A palestras será conduzida pelo escritório Update Soluções Contábeis, e terá como tema: Tudo o que um Microempreendedor Individual precisa saber.

Padre Lenilson pede união de fiéis contra Reforma da Previdência


O pároco de São José de Mipibu, Padre José Lenilson, pediu que os fiéis da Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim lutem contra a Reforma da Previdência.

Na missa das 19h deste domingo, 26 de março, o sacerdote lembrou que a CNBB tem se mostrado contra a reforma, visto que a mesma retira direitos da população, principalmente as classes menos favorecidas.

Padre Lenilson lembrou que as redes sociais, se utilizadas de forma responsável, podem auxiliar nesta luta, pois têm ampla visibilidade.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Governo do Estado apresenta a Poderes arrecadação e perspectivas para 2017


O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira se reuniu na tarde desta quarta-feira (22) com o primeiro escalão da área financeira do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público para apresentar os números da arrecadação do Estado e as perspectivas financeiras para 2017. As reuniões entre o Governo e os demais Poderes acontece mensalmente desde 2016.

A equipe técnica da SEPLAN apontou uma frustração de R$ 43 milhões na arrecadação do primeiro bimestre de 2017 em comparação ao previsto para o orçamento deste ano. Os representantes dos Poderes também definiram um calendário de discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com reuniões já agendadas dias 11 e 19 de abril.

Outro ponto de pauta foi a inclusão de todos os Poderes num único Sistema Integrado de Administração Financeira e Controle, conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal alterada pela lei complementar 156. Por fim, o Governo apresentou dados do regime de previdência dos servidores estaduais e reafirmou a dificuldade que o déficit previdenciário representa nas contas públicas do Estado.   

O secretário-geral da Assembleia Legislativa Augusto Viveiros saiu da reunião ciente do desafio que o Estado tem pela frente, mas ressaltou a união de todos os Poderes. “Fizemos uma reunião muito participativa na qual os Poderes tomaram conhecimento que a situação para 2017 é muito difícil. Mas estamos juntos porque o Estado é um só”, afirmou.

O secretário da SEPLAN Gustavo Nogueira também frisou o compromisso de todos para recolocar o Rio Grande do Norte no caminho do equilíbrio fiscal. “Completamos hoje um ano de reuniões entre o Governo e os demais Poderes. Essa é uma atitude inédita na história do Estado, o que reforça o compromisso do Governo com o diálogo. Não apresentamos apenas números, mas discutimos alternativas. Vamos para o segundo ano consecutivo elaborar juntos a LDO e debater os problemas do Estado. A presença do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública aqui só fortalece essa relação de autonomia, independência e respeito mútuos que, por determinação do governador Robinson Faria, estamos reconstruindo no Rio Grande do Norte”, afirmou. 

Adolescente sofre tentativa de homicídio em São José de Mipibu


A Polícia Militar registrou mais uma tentativa de homicídio na cidade de São José de Mipibu. A ocorrência foi registrada na noite desta terça-feira, 21, na comunidade do Bairro Novo, e acabou deixando um adolescente baleado.

Segundo informações de populares o adolescente foi atingido por disparos de arma de fogo, por um homem não identificado que pilotava uma motocicleta de placa não anotada. Após cometer o delito ele fugiu com destino ignorado.

O adolescente foi socorrido para o Hospital Regional Monsenhor Antonio Barros, no centro da cidade, onde foi submetido à procedimento cirúrgico e em seguida ficou em observação.

Conheça as vantagens da Fisioterapia Domiciliar


A Fisioterapia em Casa ou também chamada de Fisioterapia Home Care tem se tornado uma tendência cada vez mais crescente e presente na vida dos pacientes, tornando o atendimento mais humanizado e individualizado. Chamada também de fisioterapia home care (o termo “home care” tem origem inglesa, e significa em tradução literal “cuidados no lar”). Essa ténica surgiu com o intuito de oferecer um ambiente mais confortável e um tratamento mais particular para cada paciente.

As pessoas que optam pela presença do profissional de fisioterapia em casa o fazem por diversos motivos, como a flexibilidade de horários, a impossibilidade de locomoção sobretudo no caso de pacientes acidentados ou com idade mais avançada, e até mesmo o conforto e a praticidade que as nossas casas oferecem.

Em Nísia Floresta você pode contar com os serviços do Dr. Romildo Arcanjo / CREFITO 231995 - F. Abaixo, conheça alguns dos serviços oferecidos pelo profissional:

*Ortopedia e Traumatologia
*Fisioterapia Neurológica
*Fisioterapia Cardiorrespiratória
*Fisioterapia Geriátrica
*Fisioterapia Pediátrica

Agende já a sua avaliação pelo número (84) 98166-9276, ou envie e-mail para: romildofisio@gmail.com.

Vereador Jota Veras solicita construção de um Centro Cultural em São José de Mipibu


Na sessão ordinária desta terça-feira (21), o vereador Jota Veras apresentou em plenário, a indicação 070/2017 que solicita ao poder executivo municipal, a construção de um Centro Cultural em São José de Mipibu que deverá ser um espaço voltado às atividades culturais e sociais do Município, sendo importante para estimular o patrimônio cultural, promovendo e divulgando nossas riquezas naturais, materiais e o patrimônio cultural de nossa cidade. O local se destinará à realização de espetáculos musicais, montagem de peças teatrais, publicação de livros de autores locais ou a gravação de curtas, exposições, cursos técnicos e de capacitação, entre outros. Esses são exemplos de projetos culturais, que poderão valorizar a arte e os artistas mipibuenses.

A referida construção é importante, para que a população possa dispor de um local apropriado para a realização de eventos culturais e sociais e, dessa forma, terá a possibilidade de reunir jovens e adultos interessados no aprendizado e na difusão de informações e da arte, em suas diversas expressões: teatro, música, dança, entre outras. Tal espaço será de grande valia para adolescentes e jovens que, muitas vezes têm seus talentos e precisam ser capacitados ou aprimorar sua técnica.

Alerta Geral comemora aniversário sexta-feira (24)


Nesta sexta-feira, 24 de março, estaremos comemorando o segundo aniversário do programa Alerta Geral. O evento será realizado no Opção Bar, e tem animação de Márcio Fênix e Leão de Griff.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Governo lança programa Moradia Cidadã para servidor comprar casa própria


O Governo do Estado lançou hoje, 16, o Programa Moradia Cidadã que vai viabilizar a aquisição da casa própria pelos servidores públicos estaduais e fomentar o mercado imobiliário.  “Enfrentamos momentos de crise, mas o nosso governo enfrenta a crise com ousadia, motivação, otimismo e ideias como esta que beneficia o servidor, estimula a economia e a construção civil”, afirmou o governador Robinson Faria no ato do lançamento no auditório da Escola de Governo em Natal.

O programa Moradia Cidadã é operacionalizado pelo Governo do Estado através da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

O projeto é prioridade da atual gestão no enfrentamento ao déficit habitacional no Rio Grande do Norte, que hoje é de cerca de 120 mil moradias.

O programa inicia com a oferta de imóveis já construídos em Natal e Mossoró e terá duas vertentes: Moradia Cidadã Servidor e Moradia Cidadã Municípios. A primeira modalidade atende as demandas dos servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas, com preços diferenciados em relação ao mercado imobiliário.

A segunda modalidade, a Moradia Cidadã Município irá atender a demanda nas cidades do interior. Com base nas inscrições, que poderão ser feitas a partir desta sexta-feira, 17, no site www.rn.gov.br, serão ofertados casas e apartamentos novos e usados em todos os 167 municípios.  

Para participar, o servidor deve se inscrever nos empreendimentos cadastrados, submetendo-se à aprovação das condições de financiamento, através dos agentes financeiros parceiros (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).

Através do Moradia Cidadã o Governo do RN  também incentiva a retomada de obras dos programas Minha Casa Minha Vida (MCMV I e II) e Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH). O programa também viabiliza o avanço da regularização fundiária, além da construção de novas moradias de interesse social.

No esforço para reduzir o déficit habitacional e proporcionar o acesso à casa própria o Governo do Estado já viabilizou a entrega de 5.604 unidades habitacionais. A meta é entregar 40 mil moradias até o fim de 2018.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Programa Alerta Geral completa 2 anos no ar


E lá se vão 2 anos de muitos sonhos e desafios. No princípio, o medo do inesperado, que passava pelas dúvidas relacionadas às questões da segurança pública deficitária, que acaba afetando o cidadão nas esferas nacional. estadual e municipal.

Porém, como bem diz a música de Maria Bethânia, devemos buscar vencer o inimigo invencível, sonhando mais um sonho impossível. A luta por nossos ideais deve ser constante; deve fazer parte do nosso cotidiano. E é isso que busco, através do programa Alerta Geral.

Iniciamos nossa caminhada em um veículo de comunicação, que para muitos, há muito tempo está com os dias contados. No entanto, o rádio se reinventa há cada instante, tornando-se mágico, como à época da sua criação. O rádio é a ferramenta de comunicação mais instantânea que há. Não existe rede social que atropele o rádio, pois, nele, existe algo chamado credibilidade. Afinal, de quê adianta ser instantâneo e não passar credibilidade naquilo que é transmitido? É isso que acontece nas inúmeras ferramentas de comunicação via internet, causando descredito naquilo que é informado.

Era uma segunda-feira, 16 de março de 2015, quando por volta das 13h eu entrei no ar e mergulhei de cabeça naquilo que me dispus à fazer. O sistema carcerário do RN vivia dias turbulentos, iniciando uma onda de violência nos quatro cantos do estado. E como aquilo me causou medo, mas, vesti a camisa do profissionalismo, liberei o canal 2 da mesa de som, baixei o volume da trilha sonora e, de forma espontânea e descontraída adentrei nos lares, comércios, carros e outros locais de São José de Mipibu, levando a informação policial com precisão e opinião formada.

Diariamente tenho aprendido algo que acrescenta na minha carreira de radialista. Isso sem falar nas minhas realizações pessoais, que através da frequência 87,9 Mhz, da rádio Olho D'água FM, tenho adquirido por meio dos milhares de ouvintes que estão sempre ao meu lado.

Claro que não posso me esquecer de agradecer à Deus, pois se Ele não quisesse, nada disso estaria acontecendo. Ele é meu guia e protetor; sinto a presença d'Ele ao meu lado, o que me livra de todos os males que me cercam.

À minha família, o meu muito obrigado, como também aos meus patrocinadores, que de forma incondicional agregam suas marcas ao programa, gerando recursos para que ele se mantenha no ar, informando e prestando serviço à sociedade mipibuense.

Enfim, finalizo este breve agradecimento com a frase a qual todos os dias encerro o Alerta Geral, pois, a utilizo como filosofia de vida: "Se você agir com dignidade pode até não consertar o mundo, mas uma coisa é certa: aqui na Terra, haverá um canalha à menos!" (John Fitzgerald Kennedy)

quarta-feira, 15 de março de 2017

Cristiane Dantas integra Conselho Gestor do Parque das Dunas


A deputada estadual Cristiane Dantas participou, na manhã desta terça-feira (14), da reunião do Conselho Gestor do Parque das Dunas, ocorrida no auditório do Bosque dos Namorados. A deputada passou a integrar o Conselho representando a Assembleia Legislativa. 

"Como representante do poder público é preciso entender o funcionamento de uma unidade de conservação como essa e contribuir com o que for necessário para a manutenção dessa área verde que é reserva de mata atlântica na nossa cidade", assinalou Cristiane.

A presidente do Conselho Gestor e administradora do Parque, Mary Sorage, parabenizou a presença de um representante do Poder Legislativo no Conselho. "Com a presença da deputada Cristiane efetivamente a Assembleia assumiu o assento no Conselho o que é importante para as decisões democráticas do grupo", avaliou Mary Sorage. 

Na pauta da reunião foram discutidos a revisão do plano de manejo do parque; o tráfego de veículos na área do Bosque dos Namorados; e a recondução do mandato dos conselheiros. Além da Assembleia Legislativa, participaram da reunião biólogos, representantes do Idema, Exército, Cipam, Caern, UFRN, UNP, Secretaria Estadual de Turismo que integram o Conselho Gestor.

Sobre o Conselho

Conselho Gestor é previsto pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), através da Lei N° 9.985/2000, que estabelece que toda Unidade de Conservação deve dispor de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração, nesse caso o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), e constituído por representantes de órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Ao Conselho cabe acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo do Parque; traçar, com o apoio da Unidade Executora, as diretrizes normativas sobre a gestão do Parque Estadual Dunas do Natal; promover a articulação dos órgãos públicos, organizações não governamentais, população residente, iniciativa privada, entre outros.

terça-feira, 14 de março de 2017

Menor infrator é apreendido pela PM em Nísia Floresta com moto roubada


Policiais Militares da VTR 335 apreenderam um menor de idade na tarde desta terça-feira, 14, na cidade de Nísia Floresta. Com o suspeito, a PM conseguiu recuperar uma motocicleta que havia sido tomada de assalto na parte da manhã, em Parnamirim.

De acordo com informações da PM, o jovem foi apreendido nas proximidades da agência dos Correios, no centro de Nísia Floresta. Com ele, foi recuperada a motocicleta, porém, seu comparsa não foi localizado.

O menor infrator foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de praxe. Enquanto que a motocicleta foi devolvida ao seu legítimo proprietário.

Motociclista fica ferido após colisão no centro de São José de Mipibu


Por volta das 13h30 desta terça-feira, 14, um motociclista acabou ficando ferido após sofrer uma colisão com um carro, no centro de São José de Mipibu. Testemunhas relataram que o motociclista reside em Ceará-Mirim, e estava em Mipibu à trabalho.

O acidente aconteceu na esquina da Rua Jaime Sales com a Rua Coronel Antonio Basílio, e segundo informações, o condutor da motocicleta tentou realizar uma ultrapassagem pela direita, atingindo a lateral de um veículo modelo Pálio de cor branca.


Populares acionaram a SAMU, que ao chegar no local realizou os primeiros atendimentos à vítima, que sofreu escoriações leves, porém, o mesmo foi conduzido ao hospital para a realização de uma análise mais apurada.

Fotos: Renan Silva

Prefeitura abre inscrições para o concurso Miss São José de Mipibu 2017


Estão abertas as inscrições para a edição 2017 do concurso de beleza Miss São José de Mipibu, etapa classificatória para o Miss Rio Grande do Norte Be Emotion, organizado pela TV Bandeirantes.

O concurso será realizado no dia 20 de abril, às 19h, no Centro Social e Pastoral. Além do título de Miss São José de Mipibu, a escolhida ganhará faixa, coroa, prêmios e outros brindes a serem definidos pelos apoiadores do evento. A Miss também terá a sua inscrição no Concurso Miss Rio Grande do Norte 2017 patrocinada pela Prefeitura Municipal e participará de diversos eventos do município.

Para efetivar a participação no concurso, as candidatas precisam atender a alguns requisitos como ser natural de São José de Mipibu ou morar na cidade há pelo menos 12 meses ininterruptos; ter 18 anos de idade completos até o momento da inscrição e no máximo 27 anos até o dia 1º de janeiro de 2018.

Governo do RN emite nota sobre a construção de novos presídios


O Governo do Rio Grande do Norte comunica que Afonso Bezerra foi o município selecionado para receber os dois novos presídios que serão construídos no estado. A cidade foi escolhida após a conclusão dos estudos técnicos pela Comissão para Elaboração do Plano Diretor do Sistema Penitenciário, que lá identificou as condições mais adequadas para receber as unidades.

Afonso Bezerra fica na região Central do Estado, a 183 km de Natal. Cada presídio terá 603 vagas.

Entre as condições técnicas reunidas pela área localizada no município para a construção das unidades prisionais, estão as seguintes:

- Dominialidade do imóvel: O terreno selecionado está registrado em nome do Estado, e não consta qualquer questionamento sobre sua propriedade, o que permite a agilidade das licenças para a construção;

- Planimetria: o terreno é plano, o que permite uma visibilidade profunda a partir das guaritas de um presídio, proporcionando boa segurança. Além disso, os custos de terraplanagem se tornam menores nesse tipo de condição geográfica;

- Inexistência de unidades prisionais de grande porte na região Central do Estado: além dos CDP de Macau e Assú, não há unidades prisionais de grande porte naquela região. Isso proporciona a divisão dos ônus das mesorregiões no apoio ao Estado no esforço para conter a crise prisional;

- Boa condição de acessibilidade: a existência de estradas de acesso permite a logística de apoio em transporte de pessoal e material;

- Distância dos Grandes Centros urbanos: os terrenos situam-se a uma distância mediana dos grandes centros Natal e Mossoró que permite uma resposta rápida das tropas policiais sediadas em Natal no caso de uma crise; mas, ao mesmo tempo, não sobrecarrega os sistemas de segurança da capital;

- Acesso à rede elétrica e hidráulica: o acesso à energia elétrica e água é facilitado pela proximidade de rede de alta tensão e de adutoras;

- Inexistência de aglomerados urbanos no entorno do imóvel: não existe povoados nem aglomerados populacionais próximos do local do imóvel, o que favorece a segurança do presídio.

Além disso, é preciso destacar que o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) recomenda que os presídios sejam construídos em áreas que atendam à demanda prisional considerando a população carcerária existente, e a região Central é a segunda maior demanda, atrás apenas da Grande Natal.

A partir da definição do local para a construção dos presídios, o Governo do RN comunicará o DEPEN e dará início ao processo de contratação da empresa que construirá o presídio por sistema modular. A meta do Governo do Estado é chegar ao segundo semestre de 2018 com 1.800 novas vagas no Sistema Penitenciário.

segunda-feira, 13 de março de 2017

SAAE realiza manutenção em bomba e garante que Tancredo Neves não ficará sem água


O diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, de São José de Mipibu, entrou em contato com nossa edição para informar que todas as providências já foram tomadas, na tentativa de manter o abastecimento de água regular, na comunidade do Conjunto Tancredo Neves.

Segundo Adilson de Oliveira, a bomba de um dos poços quebrou, na tarde deste domingo, 12 de março. A equipe técnica do SAAE já fez a retirada da bomba, que foi levada à Natal, onde passará por manutenção.

Adilson também informou que a comunidade não ficará com o abastecimento d'água suspenso, visto que será feita uma manobra para atender as necessidades da população.

"Nós iremos realizar uma manobra, visando atender as necessidades da comunidade. Parte do Tancredo Neves será abastecida durante o dia, enquanto que a outra parte será atendida no período da noite," disse.

Ainda segundo o diretor do SAAE, a previsão é que a bomba esteja consertada até a tarde desta terça-feira, 14 de março, sendo reposta assim que for liberada pela empresa contratada que presta serviços de manutenção nos equipamentos da autarquia.

Aluno da Escola Municipal Severino Bezerra lança livro em Natal nesta terça (14)


Filipe Borges tem apenas 10 anos de idade, mas encanta o público nas apresentações que faz. Cordelista nato, graças ao talento herdado da mãe, a artista Cláudia Borges, nesta terça-feira, 14 de março, Filipe estará lançando seu livro, em evento realizado em Natal.

Em conversa com a professora Elis Sandra, diretora da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo, em São José de Mipibu, a mesma disse à nossa edição que ter Filipe como aluno da instituição é um grande orgulho.

"Filipe é uma joia rara, e para nós que fazemos a escola Severino Bezerra é sinônimo de grande satisfação e orgulho tê-lo como nosso aluno. Ele faz o 5º ano do ensino fundamental, e também é extremamente admirado por sua professora, a amiga Graça Moura," disse Elis.


Com o título "Natureza em Versos", o livro de Filipe Borges será lançado às 14h desta terça-feira, 14, dentro da programação que festeja o Dia Nacional da Poesia, que acontecerá na Praça João Maria, no bairro da Cidade Alta, em Natal.