quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ações para zoneamento da APA Bonfim-Guaraíras


A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, através da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), está trabalhando nas diretrizes do Plano de Manejo e no Zoneamento ecológico Econômico da Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíras do nosso município.


Durante a manhã desta terça-feira, 30 de julho, no auditório da Secretaria de Educação, foi realizada uma oficina para coleta de dados de cunho ambiental, social e econômico, que servem de base para elaboração das diretrizes do plano de manejo e do Zoneamento.


Estiveram presentes representantes municipais, os quais atentaram cuidadosamente para a programação do evento, visando benefícios para nossa cidade.

Felipe Camarão recebe a Caminhada da Resistência


Na tarde desta quinta-feira (31), o candidato ao Governo do Estado pela coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria (PSD) fez caminhada no bairro de Felipe Camarão. Acompanhado da esposa Julianne Faria e de três filhas, ele conversou com moradores e comerciantes, apresentando suas propostas, com foco nas da segurança pública.


“Eu voto em Robinson porque ele é o mais preparado para o nosso Estado. Uma nova opção na política”, disse o comerciante Rochinha. “O que mais admiro nele é a luta, a perseverança”, completou.

Estiveram na Caminhada da Resistência o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que disputa a reeleição, os vereadores Fernando Lucena (PT) e Maurício Gurgel (PHS) e o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, além de candidatos da coligação.

NOTA DE ESCLARECIMENTO/AGRADECIMENTO

Nos últimos dias, todos sabem os problemas que minha família atravessou. Com o desaparecimento de minha sobrinha Luana Beatriz, desde a manhã da última segunda-feira, 28 de julho, toda nossa rotina se voltou para a localização da mesma, que graças a Deus, aconteceu na noite de ontem, 30 de julho, por volta das 19h, na cidade de Parnamirim/RN.

Agradecemos a todos que estiveram envolvidos no caso: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, blogueiros de toda região, mídia televisiva/radiofônica e aos inúmeros amigos que compartilharam sua foto nas redes sociais.

Independentemente da situação ocorrida, devemos sempre lembrar que a família é a base de tudo. Erros acontecem, porém, se abandonarmos aqueles que os comentem, principalmente no caso de jovens e adolescentes, lá na frete poderá não ter mais volta.

Atenciosamente, Renan Silva.

terça-feira, 29 de julho de 2014

JOVEM DESAPARECIDA


A família da jovem Luana Beatriz Silva de Brito está a sua procura. A mesma tem 15 anos de idade e, segundo informações, teria sido vista pela última vez na manhã desta segunda-feira, 28 de julho, na Comunidade do Quebra Fuzil, São José de Mipibu/RN. Quem tiver qualquer informação que leve ao paradeiro da jovem, basta entrar em contato através do telefone (84) 9496-7195.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Já está aberta a votação para o Miss RN 2014


O site Mais Glam iniciou a votação para a escolha da Miss RN 2014. As 15 candidatas mais bem votadas concorrerão na grande final, que acontece na próxima quinta-feira, 31 de julho, Vila Hall.

Nas redes sociais, amigos e simpatizantes de Ruth Andrade, representante de São José de Mipibu, já iniciaram a campanha para obter votos para a candidata. Para votar na sua preferida, basta clicar no link abaixo:


O evento é coordenado por George Azevedo, e em uma noite de gala, os jurados escolherão a mulher mais bonita do Rio Grande do Norte. A vencedora sucederá Cristina Alves, eleita Miss RN 2013 e, representará o RN no Miss Brasil 2014.

Entrega de fardamentos para participantes do SCFV


A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social –Semthas, realizou a entrega de fardamentos para participantes do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, na comunidade de Laranjeiras do Abdias.

A entrega foi feita pela Coordenadora do SCFV, Maricélia Oliveira, e do orientador social, Assis Abreu.

O SCFV é um serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.

Acidente envolvendo carro e motos deixa vítima fatal em Nísia Floresta


Um acidente envolvendo um caro tipo Fiat Pálio e duas motos, na comunidade do Alto Monte Hermínio, em Nísia Floresta, acabou deixando uma vítima fatal. O acidente ocorreu por volta das 22h deste domingo, 27 de julho.

O condutor do veículo disse que estava descendo a rua e não percebeu a vinda das duas motos. O mesmo não se evadiu do local, sendo conduzido à Delegacia de Nísia Floresta, e em seguida à PRF, para se submeter ao teste do bafômetro.

A vítima foi identificado como Ricardo Alexandre do Nascimento, 28 anos, mais conhecido por "Amarelinho". Com o impacto, Ricardo acabou quebrando as pernas e o pescoço, tendo morte instantânea. Ele deixa filhos e a esposa grávida.

Foto: Cláudio Dantas

domingo, 27 de julho de 2014

Cavalgada de Sant'Ana e São Joaquim 2014


Na manhã deste domingo, 27 de julho, ocorreu a tradicional cavalgada de Sant'Ana e São Joaquim, na cidade de São José de Mipibu. A cavalgada saiu da Fazenda da Guarapiranga, em Lagoa do Fumo, percorreu o centro da cidade e, em frente a Igreja Matriz, o Padre Matias Soares deu a benção dos cavaleiros e amazonas.

O evento teve sequência com o tradicional leilão de garrotes, que acontece na Fazenda Canadá. Segundo informações, a cavalgada de 2014, provavelmente conta com o maior número de participantes da história.

Foto: Arthur Alamyr

Robinson e Fátima participam da procissão em Santana do Matos


Os candidatos Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT) participaram neste sábado (26) da tradicional procissão de Nossa Senhora de Sant'ana que finaliza os festejos da santa na cidade.

Ao lado do deputado federal Fábio Faria (PSD), do deputado estadual José Dias (PSD), do ex-prefeito Assis da Padaria (PSB), de vereadores e lideranças, Robinson e Fátima andaram durante toda a procissão e conversaram com os fieis.

Em Santana do Matos, Robinson e Fátima tem apoio dos vereadores João Maria Cado (PSB), Antonio Macedo Neto (PSB), José Felix de Souza (PSB), conhecido como Zé de Neguinho e Ana Maria de Macedo (PSB).

Nossa Senhora de Santana é a padroeira da cidade e a comemoração religiosa faz parte do calendário dos santanenses.

sábado, 26 de julho de 2014

Em São José de Mipibu, procissão marca encerramento da Festa de Sant'Ana e São Joaquim


Um grande número de fiéis acompanhou a Procissão de Sant'Ana e São Joaquim, realizada na tarde deste sábado, 26 de julho, na cidade de São José de Mipibu.


A procissão percorreu as principais ruas da cidade e, como de costume, as imagens foram conduzidas em um carro do Corpo de Bombeiros.


O pátio da Igreja Matriz ficou tomado pelos fiéis, tanto do centro, quanto das comunidades mais afastadas, que este ano também trouxeram as imagens de seus respectivos padroeiros.


A missa que marcou o encerramento da festa foi presidida pelo Padre Edilson Soares Nobre, Vigário Geral da Arquidiocese de Natal.


Em conversa com os organizadores da festa, os mesmos nos informaram que neste domingo, 27 de julho, a comunidade ainda terá dois momentos de confraternização. Trata-se do passeio ciclístico e da tradicional cavalgada de Sant'Ana e São Joaquim, ambos na parte da manhã.

Tradicional Pipocaço marca comemorações da Festa de Sant'Ana e São Joaquim


O Pipocaço já virou tradição em São José de Mipibu. Pontualmente às 12h de 26 de julho, data em que se comemora o dia dos padroeiros de São José de Mipibu, Sant'Ana e São Joaquim, simultaneamente os fiéis soltam fogos de artifícios, numa forma de demonstrar toda sua devoção aos santos. Em 2014, não foi diferente, pois o que se viu foi uma verdadeira festa, que culminou com o auge da adoração ao Santíssimo Sacramento.

A festa terá prosseguimento na tarde de hoje, quando a paróquia realizará a Procissão de Sant'Ana e São Joaquim, seguida da missa de encerramento das festividades; ocorrerá o arriamento da bandeira dos padroeiros. A procissão está marcada para as 16h e, este ano, espera-se um número de fiéis ainda maior, tendo em vista que todas as comunidades também trarão as imagens de seus respectivos padroeiros.

Foto: Karol Virgínio

Programação do Nova Cruz Folia 2014


Este ano, o Nova Cruz Folia vai ter animação da Banda Grafith, Gasparzinho e também da banda Asas da América. No dia 13 de setembro, todos os caminhos levam à Rainha do Agreste.

Oposição de São Francisco do Oeste declara apoio a Robinson e Fátima


O líder da oposição de São Francisco do Oeste, empresário Lusimar Porfírio declarou apoio a Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT) nas eleições deste ano. O grupo de oposição é formado ainda pelo presidente da Câmara, Cícero Gomes (DEM) e os vereadores Geniosmo Pinheiro (PCdoB), Raimundo da Farmácia (PT), Janduy Alexandre (Pros) e Leidja Morais (PSB).

O grupo contou que as candidaturas de Robinson e Fátima representam a renovação nos quadros da política no Rio Grande do Norte.

Governo negocia com movimento em Oiticica e obra será retomada

Representando a Governadora Rosalba Ciarlini, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Luciano Xavier, se reuniu na manhã de hoje (25), com o Movimento dos Atingidos e Atingidas Pela Construção da Barragem de Oiticica, para apresentar um termo de compromisso que elenca um conjunto de ações que serão executadas pelo Governo Federal e Estadual, no intuito de atender às demandas do movimento durante o processo de construção do reservatório.

Estavam presentes na reunião o Diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes, O Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, representando a Igreja e integrantes dos Sindicatos Rurais dos municípios de Jucurutu, São Fernandes e Jardim do Seridó.

De Caicó, onde participava da inauguração do curso de medicina da UFRN no Seridó, a Governadora acompanhou as negociações e lembrou das várias vezes que já foi ao Ministério da Integração com o intuito de lutar pela agilidade na retomada da obra. "Na última terça-feira voltamos ao Ministério e solicitamos essa vinda do representante do Dnocs para trazer a solução rápida para o problema", lembrou a Governadora.

A reunião aconteceu no barracão montado pelo Movimento, no canteiro de obras da Barragem, e foi mediada pelo representante do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos do RN (Seapac), Procópio Lucena. Na ocasião, Dr. Walter Gomes, representando o Ministro da integração, garantiu a liberação dos recursos destinados às indenizações e à construção da nova Barra de Santana.

A proposta de negociação foi apresentada ao movimento pelo Secretário da Semarh, onde estavam detalhados bem claramente: 1) Os prazos e valores de indenização a serem pagos aos proprietários dos imóveis rurais. 2) Os prazos para a execução da Nova Barra de Santana. 3) O compromisso do Governo em construir Agrovilas nos três municípios para continuar garantindo aos agricultores, a sua subsistência. 4) O compromisso do Governo em atender inquilinos que moram em casas cedidas ou alugadas, com a construção de uma residência própria, através de um Programa Habitacional do Governo Federal. 5) A garantia que o fechamento da calha do rio só acontecerá depois que todos os moradores forem indenizados e a nova Barra de Santana esteja concluída e a população já assentada.

De acordo Com Luciano, os argumentos apresentados pelo Governo, no que se refere a valores e prazos, foram aceitos pelo movimento e por todos envolvidos. “As propostas foram colocadas para votação e foram acatadas por unanimidade”.  A paralisação da obra que já durava 73 dias foi suspensa e segunda-feira (28) os trabalhos serão retomados.

Para o Bispo de Caicó, Dom Antônio Cruz, esse é um momento de satisfação e alegria. “O Governo apresentou propostas claras e sérias, mostrou que tem intenção de resolver os impasses e deixar a população bem assistida. Isso nos deixa felizes”, disse o Bispo.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Garibaldi e Wilma tomam café com a Senadora Ivonete


Após a alta hospitalar, a Senadora Ivonete Dantas (PMDB) retornou a Caicó para o período de Festa de Sant’Ana. Nesta sexta-feira (25) a parlamentar recebeu para um café da manhã o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB) e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB).

Ivonete comemorou a recuperação da sua saúde e fez uma avaliação desse período que esteve no Senado, sobre as emendas destinadas para o Seridó e os principais debates que participou.

No bate-papo, a Senadora também fez uma avaliação do cenário político local. “Estou torcendo para que a cadeira que eu ocupo no Senado seja assumida por Wilma de Faria. Como governadora, Wilma executou muitas ações no Seridó e merece a nossa retribuição. Será uma grande representante no Senado Federal”, destacou Ivonete.

Ivonete e seu filho Ivanildinho também contribuirão com a coordenação da campanha de Henrique, João Maia e Wilma.

Núcleo Nós Podemos de São José de Mipibu participou de Encontro do Nós Podemos Estadual


Na última quinta-feira, 24, o Núcleo Nós Podemos de São José de Mipibu, representado por Eliana Cardoso, Jota Veras e John Lennon, participou do Encontro Estadual para elaborar a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

No Encontro, o município de São José do Seridó e o Hospital Infantil Varela Santiago apresentaram seus projetos escolhidos pela Organização Nacional Nós Podemos.

Se fizeram presentes os municípios de Santana do Matos, Santana do Seridó, Sao José do Seridó, Currais Novos, Assu, Guamaré, Natal, Lajes, Ceará Mirim, Tenente Laurentino, São José de Mipibu e Serrinha.

DEM de Pau dos Ferros faz encontro com Robinson, Fátima Bezerra e Fábio Dantas


Em tom caloroso, os líderes e integrantes do partido Democratas em Pau dos Ferros receberam na noite desta quinta-feira (24) os candidatos da coligação Liderados pelo Povo Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (PCdoB).

Durante o encontro, Robinson disse acreditar na parceria com o Democratas em Pau dos Ferros nas eleições de outubro. "Nós temos apenas um palanque aqui em Pau dos Ferros. O palanque que escuta o povo e que quer o melhor para sua região", justificou.


Os líderes do partido Democratas na região do Alto Oeste, o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, o deputado estadual Getúlio Rego e o ex-prefeito Leonardo Rego escutaram com atenção as propostas de Robinson para o Governo e de Fátima para o Senado.

Na próxima semana o partido Democratas em Pau dos Ferros deve anunciar o posicionamento político que adotará nas eleições deste ano.

Fifa rejeita tirar Copa do Mundo de 2018 da Rússia

A Fifa garantiu, nesta sexta-feira, que não há a possibilidade de tirar da Rússia o direito de sediar a próxima edição da Copa do Mundo, em 2018. Nos últimos dias, surgiu na Europa a especulação de que, por conta da crise entre russos e ucranianos a Fifa poderia optar por realizar o Mundial na Alemanha.
“Como um órgão mundial de futebol, a Fifa leva a sério sua responsabilidade em governar o futebol e apoiamos qualquer debate pacífico e democrático. Fifa deplora qualquer forma de violência e vai continuar a usar seus torneios para promover o diálogo, a compreensão e a paz entre os povos”, começa a nota publicada no site da entidade máxima do futebol.
A Fifa argumenta que “a história tem mostrado que boicotar eventos esportivos ou a política de isolamento ou confronto não são as formas mais eficazes para resolver problemas. A realização da Copa do Mundo, com a atenção mundial que atrai, pode ser um poderoso catalisador para um diálogo construtivo entre as pessoas e os governos, ajudando a trazer desenvolvimentos sociais positivos”.
Na nota oficial, a Fifa garante estar convencida de que, através do futebol, especialmente da Copa do Mundo, pode conseguir uma mudança positiva no mundo. “Mas o futebol não pode ser visto como uma solução para todos os problemas, principalmente os relacionados com a política mundial. Vimos que a Copa do Mundo pode ser uma força para o bem e Fifa acredita que esse será o caso para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.”
Fonte: Estadão

Grupo de oposição de São José de Campestre declara apoio a Robinson


O grupo de oposição de São José de Campestre formado por ex-prefeito Júnior Paiva, vereadores e lideranças declarou apoio ao candidato Robinson Faria ao Governo do Estado.

O ex-prefeito, Júnior Paiva (PSDB) comentou o apoio ao projeto do PSD para o Rio Grande do Norte. "Campestre precisa de um governador presente, que conheça a região e que trabalhe pelo seu povo. Robinson é esse candidato e vai ganhar", destacou o ex-prefeito.

Além do ex-prefeito, o grupo é formado pelos vereadores Fernando Cruz, Márcia Melo e Preto e os suplentes de vereador, Pretinho, Márcio Brandão e Fábio Júnior.

Júnior Paiva foi prefeito de 2004 à 2008 e disse que o grupo está empenhado a eleger Robinson governador.

Cultura: Memorial Câmara Cascudo recebe exposição permanente sobre a história de Natal


Na manhã desta quinta-feira (24), o Governo do RN, através da Secretaria Extraordinária de Cultura, entregou a exposição permanente História da Cidade do Natal, no Memorial Câmara Cascudo. A Governadora Rosalba Ciarlini, a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado e a escritora Ana Maria Cascudo participaram da cerimônia de abertura.

A exposição foi montada com base no livro História da Cidade do Natal de Câmara Cascudo. Pelos corredores e galerias do prédio histórico que abriga o Memorial, os visitantes viajarão ao longo de mais de 500 anos de história, desde a chegada dos portugueses, os índios potiguares, o domínio holandês, a fundação de Natal, seus períodos áureos e conflituosos, o papel da cidade na 2ª Guerra Mundial, até chegar aos dias atuais.

Além de preservar a história, o espaço tem caráter educativo. “Essa exposição foi pensada para servir como atividade complementar a sala de aula e para todos que queiram aprender mais sobre a cidade de Natal tão bem retratada na produção de Câmara Cascudo”, explicou a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado.

A escritora Ana Maria Cascudo, filha de Câmara Cascudo, agradeceu a valorização do historiador e elogiou a organização do acervo. “Sem ousadia e coragem não surgem frutos, temos aqui um roteiro fascinante, disponível a todos que quiserem desvendar a história de Natal”, disse a escritora.

Na mostra os visitantes encontrarão grandes painéis, bonecos em tamanho real de personagens ilustres e heróis da história da cidade, artefatos, livros, miniaturas, além de uma diversidade de objetos museológicos. Em vários espaços painéis estampam textos de Câmara Cascudo, mapas, cartas náuticas, pinturas e fotografias.

“Parabéns a todos que trabalharam para a realização da exposição, são instrumentos como este que podem despertar nos jovens a vontade de conhecer e continuar a preservação da nossa história”, declarou a Governadora Rosalba Ciarlini.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Secretário Wilson Cardoso se reúne com proprietário da Riograndense Distribuidora


O Secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Wilson Luiz Cardoso, esteve em reunião com o proprietário da Riograndense Distribuidora, durante a manhã de hoje, 24 de julho, na sede da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu. Em pauta, o plano de expansão da Riograndense e implantação da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, no mesmo local.

A empresa M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos é uma companhia de alimentos que fabrica, comercializa e distribui biscoitos, massas, bolos, lanches, farinha de trigo, margarinas e gorduras vegetais em todo o Brasil, com sede na cidade de Eusébio, Ceará.